Sejus realiza em Parnaíba curso de rastreamento de fugitivos

O objetivo foi capacitar agentes de segurança pública e prisional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola de Formação Penitenciária do Piauí, promoveu, de segunda (21) a quarta (23), em Parnaíba, o curso de Rastreamento de Fugitivos em Zona de Mata (Recap).

O curso tem o objetivo de capacitar agentes de segurança pública e prisional a coibir fugas no âmbito do sistema penitenciário. Foram capacitados 49 agentes de segurança (agentes penitenciários, policiais militares e policiais civis) do Piauí, Ceará e Maranhão, dos quais sete são dos dois estados vizinhos.

De acordo com o diretor da Escola Penitenciária, Jacinto Teles, a Secretaria da Justiça tem realizado vários cursos e treinamentos voltados ao aperfeiçoamento dos serviços nos estabelecimentos penais do Estado.

“Qualificar os servidores e demais colaboradores do sistema prisional é essencial para o desenvolvimento da rotina carcerária e a garantia da segurança nas unidades penais. Estamos fazendo isso aliando técnica e respeito aos direitos humanos”, pontua Jacinto.

O curso contou com as disciplinas Rastreamento, Execução Penal e Legislação, Teoria e Prática de Tiro Defensivo. Os conteúdos foram ministrados pelos instrutores Paulo José Rodrigues, Maurício Teixeira e Jacinto Teles, com a carga horária de 30 horas/aula.

O secretário de Estado da Justiça, Daniel Oliveira, ressalta que uma das principais metas da Sejus é “viabilizar o constante aperfeiçoamento dos agentes de segurança prisional. Nesse sentido, já capacitamos mais de 300 servidores em cursos ligados aos serviços penitenciários”.

Segundo o gestor, estão previstos novos cursos já para o primeiro semestre de 2017, em outros presídios do Estado, como o de Rastreamento de Fugitivos em Zona de Mata e o de Negociador Penitenciário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES