Senado aprova pena de até 30 anos de prisão para estupro coletivo

A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (31), por unanimidade, o endurecimento da pena para condenados por estupro coletivo, previsto no projeto de lei 618/2015, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O texto foi apresentado no ano passado, mas ganhou destaque após a repercussão do estupro de uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro.

O texto deveria ter passado pela Comissão de Constituição de Justiça da Casa, mas o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), propôs que a medida fosse votada diretamente pelo plenário - não houve oposição à medida.

O Código Penal, em seu artigo 213, estabelece atualmente pena de prisão de 6 a 10 anos para o crime de estupro de homens e mulheres. A partir de agora, se o estupro for coletivo, a pena será aumentada em um quarto, o que eleva a punição máxima para 12 anos e meio de prisão.Além disso, o artigo 213 também registra penas que variam de 8 a 12 anos caso a vítima tenha de 14 a 18 anos de idade; e de 8 a 15 anos se a vítima for vulnerável (tiver menos de 14 anos de idade) ou deficiente. No caso de estupro seguido de morte, as penas ficam entre 12 e 30 anos de detenção.

O projeto aprovado contém punição também a quem divulga e dissemina imagens de estupros. Estipula a pena de 2 a 5 anos de prisão para quem "trocar, oferecer, transmitir, divulgar, distribuir, disponibilizar e publicar, por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, por vídeo ou outro registra que contenha cena de estupro.

A proposição de Vanessa Grazziotin estende o aumento para um terço da pena, ampliando o tempo máximo de prisão para pouco mais de 13 anos. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES