SEÇÕES

Socorro Sampaio destaca viagem do papa Francisco ao Egito

O pontífice se reunirá com o líder sunita de Al-Azhar

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A correspondente internacional da Rede Meio NorteSocorro Sampaio, destcaou que procurando demonstrar proximidade com a maior comunidade cristã no Oriente Médio, o papa Francisco viajará ao Egito, na sexta-feira (28), após os ataques terroristas que atingiram duas igrejas do país, no início do mês. Em mensagem de vídeo direcionada aos egípcios, o pontífice afirmou que deseja levar "uma contribuição valiosa" para o diálogo entre religiões "com o mundo do Islã".

— Espero que esta visita seja um abraço de consolação e encorajamento a todos os cristãos do Oriente Médio — declarou o papa. O papa Francisco afirmou ainda que o mundo está "dilacerado pela violência cega" e que precisa de "paz, amor e misericórdia".

A viagem de dois dias do papa será cercado por um forte esquema de segurança, enquanto o país segue em estado de emergência após os sangrentos atentados de 9 de abril contra duas igrejas coptas. No entanto, o pontífice não quer se locomover em carro blindado, segundo o porta-voz da Santa Sé, Greg Burke, que afirma confiar no plano de segurança desenvolvido pelo Ministério do Interior do Egito.

O papa de 80 anos irá se reunir, na sexta-feira, com o grande imã sunita de Al-Azhar, xeque Ahmed al-Tayeb, um professor de filosofia islâmica de 71 anos muito crítico dos jihadistas e que visitou o Vaticano em maio de 2016 após dez anos de relações frias.

Conferência para a paz

A universidade de Al-Azhar, instituição de referência do Islã sunita, organiza na sexta-feira uma conferência para a paz, onde o papa discursará como um mero "participante", logo após o imã.

Francisco também encontrá o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi. Criticado no exterior por violações dos direitos humanos, Sissi demonstrou certa abertura à comunidade cristã egípcia desde que chegou ao poder em 2014. Ele foi o primeiro presidente do Egito a participar de uma missa de Natal, em 2015.

O presidente prometeu aos coptas identificar os responsáveis pelos atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI) contra as igrejas em Tanta e Alexandria, que mataram 45 pessoas no início da Semana Santa, em 9 de abril.

O líder espiritual de quase 1,3 bilhão de católicos finalmente se reunirá, na sexta-feira, com o papa copta ortodoxo do Egito, Tawadros II. Eles vão visitar a igreja copta de São Pedro e São Paulo, onde um atentado a bomba matou 29 vítimas em dezembro, no coração do Cairo.

No sábado, o pontífice celebrará uma missa e se encontrará com a comunidade católica egípcia de menos de 300 mil fiéis. Os coptas, de tradição ortodoxa, representam cerca de 10% dos 92 milhões de egípcios. Sua história remonta aos primórdios do cristianismo.

A visita do papa ao Cairo visa ainda consolidar as relações entre Al-Azhar e o Vaticano, tensas a partir de 2006, em razão das polêmicas declarações do papa Bento XVI associando o Islã e a violência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos