Tema é celebrado por professores e líderes religiosos: 'Relevante

Professores elogiam escolha do assunto,“grande relevância nacional”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pouco depois do fechamento dos portões dos locais de prova, por meio do Twitter.

O professor Filipe Couto, que ensina Língua Portuguesa no colégio pH, classificou o tema como "maravilhoso", mantendo a linha das edições anteriores.

- Segue a direção de tentar colocar para o jovem um caminho para o viver mais harmônico, apresentando problemas cadentes da sociedade e esperando que ele seja capaz de organizar e propor intervenções necessárias - disse ele, ressaltando que o candidato consiga mostrar o respeito à diversidade: - Ele tem que entender que as pessoas têm suas tradições e a existência de uma cultura não significa a extinção da outra.

O assunto vem sendo bastante discutido nos últimos anos, entre outros motivos, devido ao preconceito sofrido por adeptos das religiões de matriz africana. Em junho do ano passado, por exemplo, uma menina de 11 anos foi alvo de uma pedrada ao sair de um culto de candomblé na Vila da Penha, Zona Norte do Rio. O caso foi registrado como lesão corporal e preconceito contra raça, cor, etnia ou religião.

Em maio de 2014, um juiz federal emitiu uma decisão polêmica. Ao negar um pedido do Ministério Público Federal para remover vídeos do YouTube ofensivos a umbanda e candomblé, o magistrado afirmou que "manifestações religiosas afro-brasileiros não se constituem religião".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES