Violência contra mulher resulta em 6 mil ações em Teresina, diz Nupevid

De acordo com o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar esse número corresponde ao alarmante índice de 25% do total de processos existentes em THE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mulheres que ainda são vítimas de violência em Teresina continua grande. Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), Maria do Amparo de Sousa, Teresina tem hoje cerca de seis mil processos referentes a violência doméstica, o que corresponde a 25% do total de processos da capital.

Dentre os casos de violência, ela destaca como os mais comuns as lesões corporais, ameaças, crimes contra a honra e contra o patrimônio. Segundo a promotora, um dos principais motivos para que esses dados ainda sejam tão significativos é o fato de a nossa cultura ainda ser muito machista e patriarcal, o que traz como consequência muitas mulheres ainda submissas aos homens.

“Antes a mulher nem votava. Até a Constituição de 1988, elas só podiam trabalhar se o marido autorizasse. Então isso é reflexo de mais de dois mil anos”, argumentou.

Em âmbito mundial, os dados são ainda mais alarmantes. Segundo a Organização das Nações Unidas, uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual, cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado e 133 milhões de mulheres e meninas sofreram mutilação genital.

A promotora afirma que uma das saídas possíveis para mudar essa realidade é apostar na mudança dessa cultura de submissão feminina, através de projetos que levem mais informações e conscientização para a população.

“Nós precisamos combater essa cultura sexista, as mulheres precisam ser inseridas no mercado de trabalho, para ganharem empoderamento e saírem dessa situação de submissão”, afirmou a promotora.

Para mostrar a elas os serviços que são oferecidos por vários órgãos na capital, voltados para mulheres, foi realizado na última terça-feira (25), na Praça Rio Branco, no Centro de Teresina, evento em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

Órgãos como Defensoria Pública, Juizado Especial, Ministério Público Estadual levaram informações de como proceder e que órgão procurar diante das mais variadas situações.

O evento deu início à campanha de Não Violência Contra a Mulher, que dura 16 dias e vai até o dia 10 de dezembro.

Durante todo esse tempo serão realizadas atividades pontuais, voltadas para o combate à violência e a conscientização da população, da importância de dizer não a esses atos violentos contra mulheres.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES