Policiais militares receberão gratificação por apreensão de armas no Piauí

Na oportunidade foram entregues 31 novas viaturas que serão utilizadas na capital e vários municípios.

Durante a solenidade militar, neste feriado (21), dia que se homenageia o herói nacional e patrono da Policia Militar do Piauí (Joaquim José da Silva Xavier – “Tirandentes”), o governador Wellington Dias anunciou que está articulando o pagamento de gratificações para os policiais que fizerem apreensão de armas, na oportunidade falou também dos desafios para a segurança.

Wellington Dias disse que essa é uma das estratégias para a diminuição dos índices de violência no Estado. “A Segurança tem sido prioridade nas nossas ações. Estamos conversando e esperamos que em maio seja possível começar a pagar estas gratificações como forma de incentivar a apreensão. A retirada dessas armas das ruas e dar a elas o destino certo, que é a destruição, vai evitar que muitos crimes sejam feitos. Essas armas, com certeza, já ameaçaram pessoas e fizeram muito estrago”, disse.

O Governo do Estado do Piauí também vai adquirir um equipamento apropriado para a destruição. De acordo com Wellington Dias, os investimentos vão acontecer em todo o aparelhamento da segurança desde estrutura física, condições de trabalho, comunicação e humanização do atendimento.

“A inteligência e a comunicação vão ser também melhor utilizadas. Estivemos recentemente em uma reunião tratando sobre o projeto de comunicação para a implantação da tecnologia 3G para todo o Estado do Piauí e 4G para os municípios maiores, como forma de melhorar a nossa comunicação” explica.

O comandante geral da Policia Militar do Piauí, Carlos Augusto, disse que o Governo do Estado do Piauí tem melhorado as condições de trabalho. “Essa é a 2ª promoção do ano. Com as viaturas entregues hoje estamos chegando a 145 novas viaturas, precisamos dotar os nossos policiais de estrutura para melhor servir a população. Só neste quadrimestre de comando temos colaborado para a redução da violêcia, aumento das apreensão de drogas, apreendemos quase meia tonelada de drogas e isso é reflexo do trabalho desses homens e mulheres que trabalham diariamente para o bem estar da população”, disse.

Na oportunidade foram entregues 31 novas viaturas que serão utilizadas na capital e nos municípios de Elesbão Veloso, Teresina, Avelino Lopes, Fronteiras, Picos, Gilbués, São Miguel do Tapuio, Cajueiro da Praia, Paulistana, Oeiras, Simões, Monsenhor Gil, Barro, Duro, Vila Nova, Pau Darco, São João, Guardalupe, Paes Landim, Angical e Itaueiras.

Quanto a convocação de novos policiais, o governador Wellington Dias afirmou que é meta do Estado fazer essa convocação. “É nossa meta, mas não podemos fazer isso de forma irresponsável. A nossa situação melhorou, mas ainda não atingimos o equilíbrio financeiro desejável. Estamos trabalhando com responsabilidade e espero até o mês de maio dar uma resposta positiva sobre esta contratações”, explica.

Fonte: Portal do Governo