Policiais são capacitados para abordagem com público LGBT

A palestra foi realizada nesta sexta-feira no auditório da Acadepol

Com parte da programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, organizada pelo grupo Matizes foi realizada a palestra "Segurança pública sem discriminação como direito fundamental" para policiais recém-formados da Polícia Militar do Piauí.

O evento aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil do Piauí (ACADEPOL) e contou com a presença do secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu. “Nós entendemos que através de conversas e de discussões como essa é que teremos uma visão totalmente diferente sobre os problemas que temos na segurança pública. Eles devem ser resolvidos através da conscientização”, declara.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Matizes, é importante debater procedimentos na abordagem policial, a exemplo de como se dirigir à pessoa LGBT, a utilização do nome social, como realizar a busca pessoal de forma a respeitar a intimidade da pessoa abordada, evitando a exposição de pertences de foro íntimo, dentre outros.

 “A atuação policial deve estar relacionada com a proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade. A qualificação dos agentes da segurança nos atendimentos dos casos a grupos vulneráveis, que são vítimas de sucessivos casos de violência, é muito importante. O público LBGT precisa dessa parceria com a polícia para o enfrentamento da homofobia e promoção dos direitos e da cidadania”, defende.

Para Maria Sueli, ministrante da palestra, é importante desetacar a importância da conscientização dos policiais militares sobre a igualdade na segurança pública. “Quem vai atuar em nome do Estado, mais próximo da população, são os policiais, então eles precisam estar mais incluídos nesse propósito de que a pessoa com a qual ele vai lidar é um cidadão de direito. É vital que eles desenvolvam essa concepção de valorização da população”, comenta.

 Os policiais que participaram da palestra farão doação de sangue na campanha de hoje, promovida pelo Grupo Matizes, e também  farão o policiamento na 14º Parada da Diversidade, no domingo (30), em Teresina.


Image title

Image title

Fonte: Portal MN