Políticos apostam no combate às drogas no PI

Competições e circuitos esportivos envolvendo crianças e jovens serão transmitidos pela Rede MN

Uma iniciativa pioneira, de socialização e capilaridade, que promete mudanças nas estratégias de combate ao uso de drogas no Estado. Esta é a classificação que os políticos ouvidos pelo Jornal Meio Norte fizeram sobre o projeto ?Piauí Vencedor?, que a partir do dia 13 de março vai transmitir aos domingos na TV Meio Norte, por dez meses, competições e circuitos esportivos envolvendo crianças e jovens. O projeto tem o objetivo prevenir e combater a violência e o consumo de drogas com programas e transmissões esportiva que valorizam as competições locais.

?Parabenizo o Sistema Meio Norte pela iniciativa de estimular a prática do esporte em nosso estado. Teresina e todo o Piauí possuem muitos talentos e as atividades do projeto ?Piauí Vencedor? farão com que esses talentos mostrem o que sabem fazer. Esse projeto valoriza nossos atletas e abre as portas para novas oportunidades. Tenho certeza que o projeto será um sucesso e ações assim devem servir de exemplo para todos?, afirmou o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB).



A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins (PSB) destacou a sintonia do projeto ?Piauí Vencedor? com as ações desenvolvidas pelo Governo Federal e estadual. ?Não podia ser diferente partido do Sistema Meio Norte e vem encaixar com o que a presidente Dilma Roussef e o governador pretendem, que é travar uma verdadeira batalha de enfrentamento às drogas e ao álcool. Com certeza vai haver essa sintonia importante entre todos os poderes envolvidos. A primeira saída é prevenção, e depois vem a repressão, tratamento e ressocialização?, citou.



A líder do PT na Assembléia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Rejane Dias (PT). lembra a campanha de combate ao uso de drogas realizada pelo Sistema Meio Norte no ano passado. ?O Sistema Meio Norte está mais uma vez de parabéns por uma iniciativa que busca o bem estar da população e, sobretudo, de nossa juventude. Nós já companhamos a campanha midiática do Meio Norte contra as drogas: alertando, informando e cobrando soluções das autoridades a este problema gravíssimo e que se alastra por todo Estado?, frisou.

Segundo Rejane, o Sistema passa a agir de forma mais concreta ainda, quando cria o projeto de promoção da inclusão de jovens através do esporte. ?Quero fazer meu agradecimento especial por incluir na proposta as pessoas com deficiência, que sempre será minha principal bandeira de luta. Por tudo isso, desejo todo exito para mais essa empreitada do bem que o Meio Norte está se dedicando?, completou a deputada que foi secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e já propôs a criação de uma Frente Parlamentar contra as Drogas na Alepi.



Para o governador Wilson Martins (PSB), o ?Piauí Vencedor? terá papel de projeção do Piauí no mundo do esporte, inclusive, com o lançamento de novos talentos. ?É uma grande iniciativa esse projeto que tem capilaridade e vai alcançar todo o Estado, com importante papel socializador e pedagógico, agregando pessoas com atividades saudáveis. Com certeza será sucesso e vai trazer novos nomes no esporte do Piauí?, ressaltou.



Para o deputado federal Osmar Júnior, líder do PC do B na Câmara Federal, a iniciativa do Sistema Meio Norte vem de encontro ao crescimento da importância do esporte no Estado. ?Estamos em uma década do esporte com a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. Tanto o Governo Dilma como o Governo Wilson já mostraram a disposição de atuar de forma incisiva no combate às drogas. Eu apoio essa iniciativa e acredito na viabilidade do projeto. Nada é mais mobilizador do que o esporte?, disse o parlamentar. (S.B.)



Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte