Poluição transforma Rio Tietê em \“mar verde\”; imagens impressionam!

Fenômeno ocorre devido ao alto nível de poluição da água.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A coloração da água do Rio Tietê no trecho entre as cidades de Arealva e Itaju (SP) está esverdeada. Nas imagens é possível ver uma extensa camada de algas, o que diminui o nível de oxigênio da água, ocasionando a mortandade de peixes. De acordo com ambientalistas, essa grande quantidade de aguapés se dá por conta do alto nível de poluição da água.

Segundo informações da ONG SOS Mata Atlântica, a sujeira foi provocada pela abertura de comportas de três usinas na região metropolitana de São Paulo. A mancha escura cobriu todo o leito do rio e a lama negra deixou a água viscosa e densa em Salto (SP).

Como o fluxo do rio é em direção ao centro do Estado, toda a poluição acabou parando em cidades do interior, principalmente em Arealva, onde nota-se uma maior concentração de aguapés, além da água esverdeada.

Além disso, outro fator que contribui para o aumento da poluição do rio é a quantidade de esgoto jogada nas águas. A cidade de Bauru é uma das responsáveis por isso.

Apenas 4% do esgoto produzido no município é tratado. O resto é depositado no Rio Tietê. A meta, de acordo com a prefeitura, é tratar 90% dos dejetos. No entanto, isso só pode ser feito com a finalização das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que estão atrasadas há quatro anos.

Outro rio que também recebia o esgoto na área central da cidade era o Rio Bauru, mas obras de implantação de interceptores acabaram com esse despejo e até peixes voltaram a habitar as águas. Inclusive, em um vídeo que está circulando nas redes sociais, moradores mostram uma tilápia que pescaram no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES