Ponte JK será totalmente liberada do centro/zona leste até abril

A ponte será liberada para tráfego em até quatro meses

Image title

A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) anunciou esta semana que a Ponte Juscelino Kubitschek será completamente liberada para o tráfego de veículos em até quatro meses.

Esta semana, após a liberação da chamada "Ponte do Meio", a Ponte JK foi interditada para passar por uma inspeção e por melhorias, trabalho que deve se estender até o mês de abril, de acordo com o diretor de Transportes Modais da Setrans, Osvaldo Leôncio.

Em agosto deste ano, a Câmara Municipal de Teresina realizou uma audiência pública destinada a tratar do atraso na obra, que chegou a permanecer parada por aproximadamente um ano.

O evento foi proposto pelo vereador Antonio Aguiar (PROS), e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), da Polícia Rodoviária Federal, do Ibama, da Universidade Federal do Piauí, dentre outras entidades.

Na sessão desta quinta-feira, na Câmara, o vereador Antonio Aguiar comemorou a inauguração da nova estrutura, e ressaltou que a obra deve melhorar de forma significativa o trânsito em duas das principais vias da cidade - a Avenida Frei Serafim e a Avenida João XXIII.

"É uma obra importante, que tem o objetivo de dar maior mobilidade ao trânsito de Teresina, cuja frota já supera os 400 mil veículos. Por essa razão, ela não poderia permanecer parada por mais tempo. Convocamos aquela audiência pública com o intuito de exigir dos órgãos competentes mais celeridade na construção das alças de acesso da ponte, e, para nossa felicidade, a iniciativa suscitou uma rápida resposta do Governo, que deu mais agilidade à obra, permitindo que a ampliação fosse inaugurada ainda este ano", ressaltou Aguiar.

Com investimento aproximado de R$ 30 milhões, a ampliação deve aumentar a capacidade máxima de tráfego na Ponte JK em até 50%, passando dos atuais 3.600 veículos/hora para 5.400 veículos/hora, o que deve eliminar um dos principais gargalos do trânsito da cidade.

A "Ponte do Meio" possui três faixas de rolamento e está localizada entre as pontes Juscelino Kubistchek (centro–leste) e a ponte Dirceu Arcoverde (leste-centro). 



Fonte: Portal MN