População considera Bolsa Família o melhor programa de governo, aponta dados

População considera Bolsa Família o melhor programa de governo, aponta dados

Todos os programas citados como os melhores pelos eleitores piauienses são do Governo Federal.

O Bolsa Família é o melhor programa governamental para 55,76% dos piauienses, mais da metade da população do Piauí. A constatação foi feita pela pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

O segundo melhor programa de governo é o Minha Casa, Minha Vida, segundo a opinião de 44,33% dos piauienses.

Todos os programas citados como os melhores pelos eleitores piauienses são do Governo Federal. Para 16,18% da população piauiense, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é o melhor programa de governo.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos vão de informática a cuidador de idosos e crianças e produção de moda.

Já para 14,51% dos piauienses, o Prouni (Programa Universidade para Todos, que garante o financiamento integral, pelo Governo Federal, de cursos em faculdades privadas para estudantes de escolas públicas e carentes, é o melhor programa.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. Podem participar do Prouni Estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência; e professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Segundo 12,31% da população do Piauí, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é o melhor programa de governo. O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. No Fies, o estudante para o financiamento, através de prestações após a conclusão do curso. 0,36% dos entrevistados apontaram outros programas como o melhor programa e 0,88% nenhum deste programas é o melhor. Não quiseram opinar ou não souberam se manifestar sobre o melhor programa de governo 1,58% dos eleitores piauienses.

Fonte: Jornal Meio Norte