População tem apenas dois dias para se vacinar contra a gripe no PI

A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de 5

Próximo ao término da campanha de vacinação contra a gripe, apenas 447.765 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 69,76% do público-prioritário. No Piauí, a meta é imunizar 732.484 pessoas. A campanha segue até a próxima sexta-feira (19), em quase todo o país.

A população deve procurar uma unidade de saúde do seu município para ser vacinada e ficar imune contra a doença. Para isso, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

A vacinação é destinada às crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas, que são mulheres até 45 dias após o parto; pessoas com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

A vacina oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é alcançar 80% de cobertura nos grupos prioritários.

As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Fonte: Jornal Meio Norte