Posto de saúde vira ponto de uso de drogas na zona Sul de Teresina;saiba

Posto de saúde vira ponto de uso de drogas na zona Sul de Teresina;saiba

Localizado na zona sul de Teresina, o posto de saúde José Avelino está desativado e completamente abandonado há cerca de três anos

Lixo e entulho já começam a obstruir a entrada e a calçada do Posto de Saúde José Avelino, localizado na esquina da Rua Sansão Castelo Branco com Rua Dr. Arêa Leão, zona sul de Teresina.

O posto foi desativado há cerca de 03 anos e encontra-se em completo abandono, sendo utilizado por usuários de drogas. Além de ter perdido os serviços de saúde, a comunidade ganhou um local insalubre que acumula sujeira e atrai uma série de riscos.

Bombeiro hidráulico, Gilberto Alencar mora ao lado do posto e relata que no prédio já aconteceu até um incêndio.

Segundo ele, o fogo teria começado com a brasa de bitucas deixadas pelos usuários de drogas, que frequentam o local em qualquer horário. ?Aqui já teve até um incêndio que quase pega na minha casa. Há mais ou menos um ano.

Aí tinha muito papel e os usuários deixam os restos de droga e baganas aí. Então pegou fogo. Aí é um entra e sai toda hora. Graças a Deus nunca mexeram na minha casa?, declara.

Ele reclama também do mau cheiro ocasionado pelo lixo e pelas necessidades fisiológicas que os usuários fazem no local. Segundo ele, as pessoas também jogam animais mortos.

Gilberto lamenta a degradação da área: ?Desde quando o posto mudou daí, os vândalos invadiram e tomaram conta. A gente perdeu uma das melhores coisas?.

Dejanilson Cardoso, comerciante, que mora na outra esquina em frente ao hospital, confirma as denúncias e considera que esta foi uma grande perda para a comunidade.

Quando a população do bairro Nossa Senhora das Graças precisa de atendimento, tem que se dirigir ao bairro Vermelha, para a União Artística do Piauí , para onde o posto foi transferido.

A diretora da regional sul de saúde, Maria de Fátima Souza, explica que o local foi enterditado porque embaixo dele tem uma galeria de esgoto. O local teria rachaduras e uma avaliação técnica, recomendou que o posto fosse desativado.

?A equipe não tinha condições de trabalhar no local porque corria riscos. Hoje as equipes, 127 da manhã e 145 a tarde estão atendendo na União Artística Operária na Vermelha?, declara Maria de Fátima.

Ela acrescenta que após o fechamento do posto a associação de moradores solicitou o uso do prédio, mas foi negado devido à estrutura comprometida.

De acordo com informações da Superintendência de Serviços Urbanos Sul (SDU/SUL) a área está sendo analisada para ter alguma destinação útil, não causando mais transtornos aos moradores. No entanto, ainda não há projeto e nem previsão de obras.

Fonte: Vicente de Paula