Prazo para participar de licitação de táxi foi prorrogado em THE

São mais de 450 vagas nesse processo licitatório

As pessoas interessadas em participar da licitação de alvará para táxi podem se inscrever até o dia 9 de novembro. São mais de 450 vagas nesse processo licitatório, que vão contribuir para o aumento da frota de táxis em Teresina.

De acordo com o presidente da comissão de Licitação do Táxi, Marcus Vinícius Moraes, uma Lei Municipal estabelece que, para cada 300 habitantes, exista 1 taxista. Atualmente, Teresina conta com 1.556 taxistas regulamentados e está abaixo do que está previsto na lei. “No processo licitatório, foram abertas mais 484 vagas, somando um total de 2040 taxistas, quantidade suficiente para atender à demanda de Teresina”, comenta Marcus Vinícius Moraes.

A Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) decidiu prorrogar o prazo de inscrições e entrega dos envelopes de habilitação e proposta técnica devido à dificuldade de algumas pessoas em conseguir providenciar a documentação para participar da licitação. “Em virtude da documentação que é extensa e de precisar autenticar documentação, o que tem um custo elevado, decidimos oferecer mais tempo para que as pessoas se organizem e possam participar do certame”, destaca o presidente.

Image title


O edital do certame prevê os critérios de pontuação da disputa, que leva em consideração tanto o veículo (itens de segurança, documentação, etc.) como o motorista (CNH, tempo de atuação profissional, quantidade de filhos, quantidade de pontos na carteira, entre outros). Os concorrentes deverão ter, no mínimo, 24 meses de habilitação para dirigir. A nota máxima que poderá ser atingida é 180 pontos para o veículo normal e 240 pontos para o transporte eficiente.

Dentro das vagas disponibilizadas, o edital estabelece a destinação de 2% do total (40 veículos) para carros de transporte exclusivo para pessoas com deficiência e 1% de táxis com acessibilidade para cadeirantes. Ainda dentro das reservas, 10% das vagas estão destinadas à concorrência feminina. Com a prorrogação, a data do término da inscrição e abertura dos envelopes foi adiada para o dia 10 de novembro deste ano, a partir das 9h, na sala de reunião da Strans.

Fonte: Aline Damasceno