Prefeito visita empresa que ofertará cursos de qualificação em THE

Firmino Filho destacou a importância da qualificação de mão de obra

O prefeito Firmino Filho visitou a empresa Contrate, que irá ofertar cursos de qualificação no segmento de informática. A empresa é de propriedade do vereador Major Paulo Roberto, que explicou que o objetivo é ofertar os cursos para que mais teresinenses estejam capacitados para atender a demanda do mercado de trabalho.

O prefeito Firmino Filho conheceu as instalações do empreendimento e reforçou a importância do mesmo para a qualificação de teresinenses, sobretudo os mais carentes que esperam ingressar no mercado. O chefe do executivo municipal lembrou que Teresina tem vocação para a prestação de serviços e que a Prefeitura criou uma legislação específica para despertar o interesse de empresas para investimentos na capital. “Criamos a legislação que possibilitou a vinda de empresas de call Center. Esse segmento gerou 12 mil empregos diretos, mas precisa de mão de obra qualificada para atender o mercado, que só cresce. Por isso, ficamos felizes com essa iniciativa que qualificará as pessoas para o segmento”, comentou.

No local são 36 computadores recém-instalados para a oferta de cursos. Segundo o vereador, o espaço terá capacidade para oferta de 1200 vagas. “Vimos que as empresas do ramo de call Center, precisavam de mão de obra. Mão de obra qualificada e muitas pessoas que precisavam de um emprego, não tinham essa qualificação. Por isso, essa idéia. Precisamos contribuir com o crescimento da cidade e se faz isso contribuindo com a qualificação das pessoas”, salienta.

Gildelina Barros, que também está a frente do empreendimento, comentou que os cursos começam a partir da próxima semana e terão preços baixos para que pessoas que não tenham recursos possam ser contempladas. “Todos poderão fazer os cursos. A taxa será simbólica porque o objetivo é garantir a qualificação das pessoas para que elas possam ingressar no mercado de trabalho com qualificação”, ressalta.

O prefeito Firmino Filho lembrou que o segmento de call Center é um dos que mais exige qualificação na área de informática e que tem revelado como o maior gerador de emprego na capital. “Teresina tem essa vocação para a prestação de serviços. Essas empresas já empregam 12 mil pessoas, na sua grande maioria, jovens e mulheres, que usam desses recursos para bancar suas graduações e galgar degraus mais altos”, lembra.

Ainda durante a visita, o prefeito aproveitou para fazer um alerta sobre os cuidados para a proliferação do aedes aegypti. Ele lembrou que a Prefeitura está intensificando esse trabalho de limpeza da cidade e que, para isso, é preciso contar com o apoio da população. “Estamos fazendo a faxina nos bairros, todos os sábados e intensificando a limpeza durante a semana também, mas é importante que a população faça sua parte. De acordo com os levantamentos, 80% dos focos da dengue estão nas residências e apenas 20% em espaços públicos, por isso é necessário que todos nós façamos nossa parte porque o inimigo agora ficou mais poderoso e pode trazer conseqüências graves, principalmente para nossos filhos e netos, já que tem a ligação direta com a microcefalia”, destacou.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina