Prefeitura adquire novas máquinas e trabalha para extinguir os lixões de Timon

Prefeitura adquire novas máquinas e trabalha para extinguir os lixões de Timon

Os dois caminhões coletores compactadores e uma máquina varredeira foram adquiridos com recursos próprios da prefeitura, um investimento de R$ 636 mil

A evolução é percebida em cada canto da cidade e norteia para investimentos cada vez maiores. A sensação de crescimento transforma, comporta aspirações e demonstra o carinho e o zelo por Timon.

Na abordagem de sentidos, na última quinta-feira (08) foram entregues dois caminhões para a coleta de lixo e uma varredeira. Todo o projeto era orquestrado há bastante tempo e se consolida na preocupação com o bem-estar da população.

As máquinas foram adquiridas com recursos próprios do município. Foram doze anos de espera. Agora, a expectativa é que iniciativas arrojadas como esta continuem a marcar os moradores.

?Até o fim do ano esperamos entregar mais três caminhões?, impõe o superintendente de limpeza pública e urbanização de Timon Alexandre Luz. Segundo Luz, o investimento total chega a R$ 636 mil, garantindo praticidade no serviço.

Uma cidade mais limpa também se torna mais bela; o valor intrínseco propõe resultados animadores, convergindo para uma intensa atenção com a higiene e o meio ambiente.

Os novos coletores irão substituir parte da frota de veículos utilizada anteriormente e os benefícios para Timon não param. A economia com o aluguel de máquinas é outro ponto a ser destacado.

?Essa aquisição irá reduzir nossos gastos com aluguel de caminhões, que antes eram terceirizados?, informa Luz. Toda essa logística é vantajosa para a população, que passa a sentir os efeitos do modernismo, com o desenvolvimento econômico e social de Timon, a medida era necessária. O foco agora é acabar com o lixão, o prefeito Luciano Leitoa já vislumbra os próximos passos.

?Nós estamos investindo muito para acabar com o lixão que existe na cidade, que causa problemas à população. Temos que atender as novas regras do Governo Federal, respeitando a Lei de Resíduos Sólidos, e criar um destino correto ao lixo que produzimos e, principalmente, pensar no bem-estar da nossa gente?, diz.

A aquisição dos modernos caminhões e da varredeira também caminha em direção a uma melhor condição de trabalho aos garis. Essa classe é vista com virtual importância pela prefeitura da cidade.

?Primeiramente quero agradecer o trabalho diário que esses colaboradores exercem e que tanto nos beneficia e deixa Timon cada vez mais limpa.

Sem eles não haveria uma cidade limpa. A satisfação hoje em ver estas máquinas é uma demonstração do nosso compromisso em modernizar a limpeza pública de nossa cidade.

Além de melhorar na coleta do lixo doméstico, os novos caminhões facilitarão, e muito, o trabalho dos nossos garis, dando a eles condições mais humanizadas de trabalho, e irão melhorar também a qualidade de vida da população?, declara o prefeito de Timon, Luciano Leitoa.

O futuro é esperado com ansiedade e as melhorias se multiplicam. O plano é ousado e desbravador e os timonenses sentem o esmero em cada detalhe. Agora, é olhar para frente e aproveitar a plenitude de todos os serviços.

A educação modifica, traz uma realidade mais atraente e impõe um futuro promissor. Até o ano passado, no povoado Varjota, em Timon, funcionavam duas escolas, com realidades nada convidativas. Sob estruturas precárias, cobertas de palha, possuíam apenas uma sala de aula cada, o que prejudicava o aprendizado dos alunos.

Percebendo as adversidades, a Prefeitura decidiu tomar medidas enérgicas e em acordo prévio com a população compilou as unidades em uma única escola (Unidade Escolar Francisco Costa ).

Dotada de uma estrutura nova, com equipamentos modernos e ambientes propícios, foi entregue na última segunda-feira (05) e reuniu toda a comunidade em torno de um projeto inovador e atual.

Na ocasião foram disponibilizados, gratuitamente, os uniformes; tudo foi pensado para atender as necessidades dos moradores do povoado, possibilitando que os alunos compareçam frequentemente às aulas.

A unidade conta com duas salas de aula, cantina, carteiras novas e banheiros com acessibilidade. "Foi muito triste chegar ano passado aqui na comunidade e ver crianças estudando em escolas de taipa. É nosso compromisso acabar com todas as escolas de taipa que ainda existem no município.

Por isso é muito importante encontrarmos essa estrutura. Estamos entregando um fardamento e carteiras de qualidade e isso é fruto de muito planejamento e compromisso de nossa gestão", afirma o prefeito Luciano Leitoa.

Os pais dos alunos receberam a nova escola com entusiasmo. Eles sempre sonharam em oferecer uma melhor educação aos filhos e agora encontram a melhor oportunidade para alcançar esse objetivo.

"Era triste trazer meus filhos para estudar naquela situação, pois prejudicava demais o aprendizado", revela a dona de casa Lidiane da Conceição. Mãe de três filhos e aluna do EJA (Educação de Jovens e Adultos), ela não conseguiu esconder a emoção com o momento ímpar e almeja passos de sucesso.

"Agora é uma alegria imensa que nós sentimos e posso dizer que eles têm uma escola de verdade para estudar. É muito bom saber que eu e eles estamos aprendendo a ler no mesmo colégio, e o melhor, todos fardados como tem que ser", destaca Conceição.

Fonte: Francy Teixeira