PMT já fez 72 autuações desde a implantação da Lei Lixo Zero em Teresina

PMT já fez 72 autuações desde a implantação da Lei Lixo Zero em Teresina

Desses, apenas 18 compareceram para o pagamento da multa.

A Lei do Lixo, que passou a vigorar em Teresina em 5 de fevereiro de 2014 punindo em R$ 100,00 a quem for flagrado jogando lixo, papeis ou lata em via pública, já fez 72 autuações. Desses, apenas 18 compareceram para o pagamento da multa.

Quanto aos que estão inadimplentes junto à prefeitura, vão permanecer não podendo sequer conseguir a liberação de um simples alvará. De acordo com a Lei, em caso de atraso, a multa é de R$ 100,00 por dia.

No total, 24 fiscais estão atuando no centro de Teresina com o objetivo de fazer a Lei ser respeitada. Um gari, atesta que depois da implantação da Lei, a região central da capital está mais limpa. ?A sujeira diminuiu. O pessoal está se conscientizando depois dessa Lei?, disse ele.


Prefeitura faz 72 autuações desde a implantação da Lei Lixo Zero

A aplicabilidade da Lei se esbarra em outro grande problema: faltam depósitos de lixo no centro de Teresina para que os pedestres colaborem melhor com a Prefeitura. Para muitos, não há onde colocar objetos que servem apenas para a lixeira. ?Nem todo lugar tem lixeira, agora mesmo eu estive procurando uma para colocar um papel de bombom e tive que caminhar quase 300 metros até encontrar um depósito?, disse um pedestre.

Segundo o chefe da fiscalização, Alexandre Mariano, o problema será resolvido com a instalação de 250 novos depósitos para lixo, que serão instalados a qualquer momento.

Fonte: Denison Duarte