Prefeitura inicia festas de Carnaval em apoio a escolas de samba de Teresina

Agremiações começaram a receber a ajuda já em dezembro. O desfile vai acontecer na terça-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro.

O esforço em 2014 valeu à pena! O desfile das escolas de samba de Teresina retornará em 2015 ainda mais forte. A Prefeitura conseguiu dobrar o número de participantes em relação à última edição do desfile, agora serão seis agremiações. E o detalhe é que elas já começaram a receber o apoio para preparar a festa.

Das oito escolas de samba que tinham interesse em participar da folia de momo, apenas duas desistiram, por questões pessoais, a Ziriguidum e a Unidos da Saudade. O desfile de 2015 vai contar com a presença de escolas tradicionais, como Brasa Samba, Sambão, Skindô e Mocidade Alegre do Parque Piauí, além da recém estreante Unidos da Santana e da novata Galo Tricolor.

De acordo com os próprios presidentes de escolas, o grande obstáculo para a realização dos desfiles sempre foi a demora na definição e liberação da ajuda financeira para as agremiações prepararem seus desfiles. Mas desta vez está sendo diferente. A Prefeitura já liberou um terço do valor no início de dezembro. A segunda parcela será liberada em janeiro e a última será paga antes do carnaval.

De acordo com Lázaro do Piauí, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que organiza a festa de Momo, a antecipação da receita é fundamental para o sucesso do evento. “Diferente de outros anos, agora as escolas vão ter mais tempo para se preparar para fazer um bom desfile. A partir do próximo ano vamos melhorar ainda mais esse planejamento, realizando reuniões a partir de março. Queremos que as agremiações participem como atrações dos eventos da Prefeitura durante todo o ano, mostrando que estão presentes não somente no carnaval”, explica Lázaro do Piauí.

Ficou definido que o desfile das escolas de samba acontecerá na terça-feira de carnaval, dia 17 de fevereiro, na Avenida Marechal Castelo Branco, a partir das 18h. A PMT também já definiu as datas dos principais eventos carnavalescos da capital. O lançamento do Carnaval de Teresina 2015 acontecerá no dia 15 de janeiro. O Corso de Teresina vai acontecer no dia 07 de fevereiro e as inscrições para as Majestades do Carnaval e para o Concurso de Marchinhas já estão abertas, na sede da FMCMC. A Escolha do Rei e Rainha será no dia 23, na AABB. O Concurso de Músicas Carnavalescas acontecerá no dia 30 de janeiro.


Fonte: Prefeitura de Teresina