Prefeitura intensifica trabalhos de prevenção ao Aedes Aegypti

Neste sábado (26) aconteceu mais uma edição do Faxina nos Bairros

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina realizou neste sábado (26) mais uma edição da operação Faxina nos Bairros em todas as zonas da cidade. Os bairros Marquês (zona Norte), Lourival Parente (zona Sul), Cidade Jardim (zona Leste) e Dirceu I (zona Sudeste) receberam as equipes de limpeza da PMT. A ação é umas das estratégias do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes Aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor.

A população deve colocar na calçada todo material inservível que possa acumular água e virar um possível criadouro de mosquito. “Sabemos que a única forma de vencermos a batalha contra as doenças causadas pelo mosquito é termos as comunidades informadas sobre como fazer o trabalho de prevenção”, afirmou o prefeito Firmino Filho, que iniciou o acompanhamento dos trabalhos no bairro Lourival Parente, onde verificou o andamento da “faxina” do local e conversou com moradores.

O prefeito afirmou ainda que a gestão municipal tem intensificado os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya. “Temos feito nossa parte e faremos ainda mais, mas a população também precisa fazer a parte dela. Esperamos que todos destinem de forma correta seu lixo. É importante que fiquem atentos aos dias de coleta de lixo e aos 18 pontos de recolhimento de lixo que temos espalhados por toda cidade”, enfatizou ele.

Firmino Filho afirmou que Teresina terá um novo Código Sanitário, que está sendo elaborado. “O código prevê punições para aqueles que forem reincidentes. Como? O agente de endemia encontrou foco de mosquito hoje em uma residência, notificou e falou dos cuidados que devem ser adotados. Daqui a três meses o mesmo agente volta nesse mesmo local e encontra novos focos, aí então aplicaremos uma multa, que pode variar de R$ 500 a R$ 2 mil reais.”, disse.

A operação Faxina nos Bairros é operacionalizada pela FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada região. A primeira etapa da operação recolheu um total de 152 toneladas de lixo dos bairros Parque Brasil I e II (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste).

Após a passagem de ano, logo no dia 2 de janeiro, os bairros Alto Alegre (zona Norte), Saci (zona Sul), Noivos (zona Leste) e Dirceu II (zona Sudeste) receberão as equipes da Prefeitura para a limpeza. Os bairros Parque Alvorada (zona Norte), São Pedro (zona Sul), Fátima (zona Leste) e Extrema (zona Sudeste) serão “faxinados” no dia 9 de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES