Prefeitura lança campanha contra abandono de animais em Teresina

Solicitação das entidades que desenvolvem o trabalho de proteção

Por solicitação das entidades que desenvolvem o trabalho de proteção aos animais em Teresina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), lançou, na manhã de ontem (4), no Palácio da Cidade, a campanha “Abandono ou Adoção- Você escolhe de que lado está”.

A ação do executivo municipal tem como objetivo conscientizar a população para a adoção séria dos animais domésticos. O prefeito Firmino Filho participou da solenidade de lançamento e ressaltou que falta comprometimento das pessoas em entender que cães e gatos devem ser tratados de forma responsável.

“Quando o animal traz as obrigações, muitas pessoas preferem descartá-los no meio da rua e isso provoca um problema não só para o animal, mas para a comunidade como um todo. Os animas passam a ser vetores de doenças”, alerta o prefeito Firmino Filho.

O chefe do executivo municipal adiantou que a prefeitura está firmando parcerias com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para que o procedimento de castração seja oferecido de forma gratuita às famílias carentes e impeça que mais cães e gatos sejam abandonados.

A advogada Juliana Castelo Branco, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Piauí, considera que a parceria entre os órgãos públicos e as associações que desenvolvem a proteção animal é de fundamental importância para a diminuição dos casos de maus-tratos.

“Teresina é uma metrópole com mais de 1 milhão de habitantes. Imagina o tanto de cães e gatos que existem na cidade em situação de abandono? Já era tempo dessa união ser firmada para esse problema diminuir”, coloca Juliana.

A campanha vai distribuir em escolas da rede privada, pública estadual e municipal folhetos educativos que tratam sobre a adoção, castração de cães e gatos.

Os panfletos também alertam que abandonar e maltratar animal é crime, previsto na Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção e multa.

Em um segundo momento, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Semam estará nos bairros da capital distribuindo material da campanha e orientando a população a não abandonar os animais.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, ressalta que é preciso respeitar os animais e que a conscientização das pessoas deve ser feita o quanto antes.

“Essa campanha será desenvolvida nas escolas para que as crianças já cresçam defendendo as causas ambientais”, disse. A campanha “Abandono ou Adoção- Você escolhe de que lado está” integra as comemorações do aniversário de 163 anos de Teresina.

Protetores de animais consideram campanha da PMT "um avanço"

Representantes de organizações não-governamentais que trabalham com a proteção e resgaste de animais participaram da solenidade de lançamento da campanha.

De acordo com Zélia Soares, presidente da ONG Guardiões dos Direitos dos Animais do Piauí (GDAPI), a ação da prefeitura de Teresina é considerada "um avanço".

"Ora, se formos avaliar, no ano passado não tínhamos expectativa alguma que uma campanha como essa fosse lançada. É algo inédito", fala Zélia. A ONG Guardiões desenvolve ações de conscientização e tem em média 84 pessoas associadas.

A médica veterinária Roseli Pizzigatti, presidente de uma das maiores entidades de proteção animal do Piauí, Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), afirma que o problema do abandono de animais se repete em todo Brasil.

"Falta sensibilidade das pessoas em saber que o animal sofre com o abandono. Acho que fazendo campanhas e chamando atenção para o controle de natalidade dos cães e gatos estamos no caminho certo", disse Roseli.

A Apipa abriga atualmente 250 gatos e 80 cães, todos disponíveis para a adoção. A campanha da Prefeitura orienta que as pessoas interessadas em adotar os bichos procurem as ONGs por meio das fan pages das associações nas redes sociais.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel