Prefeitura oferece 3 mil vagas de cursos na capital do Piauí

Prefeitura oferece 3 mil vagas de cursos na capital do Piauí

O projeto Emprega Jovem tem a finalidade de proporcionar a inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Neste ano de 2012 a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) vai oferecer 3 mil vagas em 90 cursos para a juventude, divididos em 12 modalidades profissionais. Esses cursos serão ofertados pelo projeto Emprega Jovem.

O projeto Emprega Jovem tem a finalidade de proporcionar a inclusão de jovens teresinenses no mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes. As ações do Projeto são executadas pela Semjuv em parceria com a Fundação Wall Ferraz e Organizações de Juventude.

De acordo com a secretária da Semjuv, Erinalda Feitosa, é a primeira vez que a Prefeitura irá destinar 3 mil vagas para qualificação dos jovens, isso vem mostrando o compromisso que a prefeitura tem com a juventude.

“Com essa responsabilidade estamos empenhados em convocar todas as organizações de juventude para apresentarem a realidade de sua comunidades, está é a proposta de uma gestão compartilhada que o prefeito Elmano Férrer tem com juventude de Teresina”, relata a secretária.

Tendo em vista a execução do projeto, na última sexta-feira, 2, foi realizada no auditório da Semjuv, uma reunião com as organizações de juventude que irão levar os cursos para suas comunidades.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista II, Rildo Cardoso, em 2011, ano de lançamento do projeto, foram atendidos em sua comunidade cerca de 30 jovens que não tinham nenhuma qualificação profissional.

“Esse projeto leva oportunidade aos nossos jovens e estão sendo bastante procurados pela nossa juventude, desta vez estamos levando para a comunidade os cursos de: Gestão Empresarial, Técnicas em Vendas e Corte e Cabelo”, afirma o presidente.

Para Henrique Albano, representante da igreja batista do Bairro Primavera, a meta da sua comunidade é atingir 100 jovens profissionalizados.

“Politica Pública é feita assim, de dentro para fora das comunidades. Ações como essa que a prefeitura está realizando são para fazer com que essas políticas públicas aconteçam de verdade”, diz Henrique.

Dentre os cursos disponibilizados pelo projeto Emprega Jovem estão: Técnicas em Vendas; Atendimento ao Cliente; Gestão Empresarial; Informática; Corte de Cabelo; Maquiagem e Penteado; Manicure e Pedicura; Depilação; Garçom; Serigrafia; Grafitagem e Radialista.

As inscrições são gratuitas e para mais informações o telefone é 3232-9647.

Fonte: Ascom