Presidente da Fecomércio-RJ é preso e levado à sede da PF

Ele é acusado de liderar esquema de desvios milionários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Preso na manhã desta sexta-feira, o presidente afastado da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Orlando Diniz, está a caminho da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele foi preso pela força-tarefa da Operação Calicute na casa de seu pai, no Leblon. Dalí, os policiais o levaram para seu próprio apartamento, no mesmo bairro, e ficaram por lá por volta de duas horas, de onde saiu por volta de 8h50.

Aproximadamente sessenta policiais federais foram destacados para a operação, que contou com um mandado de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão.

Diniz teria, com ajuda do ex-governador Sérgio Cabral, Diniz desviou, segundo a investigação, ao menos R$ 3 milhões de duas entidades do Sistema "S", o Sesc e o Senac-RJ, para a Thunder Assessoria Empresarial, firma na qual figura como sócio-administrador. Esta conexão, apontada pela força-tarefa da Operação Calicute, versão da Lava-Jato no Rio, é um dos fundamentos da prisão preventiva.

De acordo com a investigação, Diniz subtraiu o dinheiro das entidades entre 2010 e 2015. Para isso, segundo evidências colhidas pelos procuradores, usou notas fiscais frias emitidas, a pedido de Cabral, por duas empresas: a Dirija Veículos e a Viação Rubanil.

Diniz - afastado atualmente do cargo de presidente do Sesc-Rj e Senac-RJ por meio de uma liminar - e os demais suspeitos são acusados de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e de organização criminosa.

Além disso, o empresário também é acusado de lavar dinheiro através de pagamentos em honorários advocatícios com recursos da própria entidade: o valor chega aos R$180 milhões.

Desde que teve o nome envolvido no escândalo, Diniz tenta afastar-se de Cabral. Depois de sair do apartamento onde morava, no mesmo prédio do governador, na Rua Aristides Espíndola - foi morar no apartamento do pai, também no Lebon - pôs o imóvel à venda.

A proximidade dos dois não se limitou à vizinhança no Leblon. O empresário também era habitué do Condomínio Portobello, onde ele, o ex-governandor e vários réus da Lava-Jato mantêm casa de alto padrão de luxo, localizado na Praia de São Braz, em Mangaratiba.

Em dezembro do ano passado, Diniz, que comandava a Fecomércio desde 1998, foi afastado da presidência do Sesc Rio por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em caráter provisório. O julgamento sobre o afastamento estava previsto para o dia 6 de fevereiro, mas foi adiado por ordem do ministro relator do caso, Napoleão Nunes Maia Filho.

A Fecomércio recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio e conseguiu emplacar um vice-presidente da entidade no lugar de Diniz, mas a Confederação Nacional do Comécio (CNC) entrou com Reclamação que será analisada pelo STJ na próxima quarta-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES