Presidente Dilma vai até as áreas atingidas pelas cheias no RS

A presidente viu de perto a situação.

A presidente Dilma Rousseff sobrevoou na manhã deste sábado (26) as áreas atingidas pelas enchentes na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul para passar o feriado de Natal com a família, a presidente aproveitou a passagem para ver de perto a situação das cidades afetadas pelas cheias dos rios, que seguem em elevação e tiraram milhares de pessoas de casa.

Dilma saiu de Porto Alegre em um helicóptero com destino a Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, por volta das 9h. De lá, a presidente embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em direção a Uruguaiana. Logo que desembarcou, Dilma se encaminhou para o sobrevoo, sem falar com a imprensa.

Após o sobrevoo, a presidente se reuniurá com os prefeitos das cidades atingidas, acompanhada de representantes do Ministério da Defesa.

 Segundo dados oficiais, a chuva no estado tirou já 1.795 famílias de suas residências, e afeta 38 municípios, informou o boletim divulgado pela Defesa Civil no final da tarde desta sexta-feira (25). São 1.479  famílias desalojadas – foram para residências de familiares e amigos – e 66 desabrigadas – recolhidas em um local fornecido pelo Poder Público.

Presidente Dilma chega no local (Crédito: Reprodução)
Presidente Dilma chega no local (Crédito: Reprodução)


Cidades com decreto de emergência

A chuva que castiga parte do estado durante o feriadão de Natal já levou 12 prefeituras a decretarem situação de emergência: Liberato Salzano, Trindade do Sul , Nonoai , Santo Ângelo , São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí , Passa Sete  e Não-Me-Toque .

Cidades atingidas:

15 de Novembro

Cachoeira do Sul

Cândido Godói

Cruzaltense

Engenho Velho

Erechim

Floriano Peixoto

Forquetinha

Fortaleza dos Valos

Gramado dos Loureiros

Guarani das Missões

Ibirubá

Liberato Salzano

Marques de Souza

Não-Me-Toque

Nonoai

Nova Ramada

Passa Sete

Pejuçara

Progresso

Roque Gonzales

Santa Rosa

Santo Ângelo

São Miguel  das Missões

Sete de Setembro

Três Palmeiras

Trindade do Sul

Venâncio Aires

Municípios com pessoas fora de casa:

Agudo

Alegrete

Barra do Quaraí

Itaqui

Jaguari

Quaraí

Rosário do Sul

São Borja

Uruguaiana

Presidente Dilma chega no local (Crédito: Reprodução)
Presidente Dilma chega no local (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do G1