PRF apreende 26 toneladas de queijo transportados de maneira irregular no Piauí

PRF apreende 26 toneladas de queijo transportados de maneira irregular no Piauí

Quando solicitado pela fiscalização, o motorista J.S.X, 23 anos, residente em Imperatriz/MA, informou que não tinha documentação fiscal da carga

Em ação rotineira de fiscalização, Policiais Rodoviários Federais de Piripiri apreenderam, no Km 189 da rodovia BR 343, um carregamento de 26.6550 Kg de queijo tipo mussarela, que estava sendo transportada sem nota fiscal.

A carga estava acondicionada em um caminhão VW/24280, emplacado em São Francisco do Brejão/MA. Quando solicitado pela fiscalização, o motorista J.S.X, 23 anos, residente em Imperatriz/MA, informou que não tinha documentação fiscal da carga.

Por esta razão a mercadoria foi levado ao Posto da Secretaria de Fazenda no município de São João da Fronteira/PI. Depois de avaliada pelos fiscais fazendários restou constatado que a carga estava avaliada em R$ 230 mil. Para regularizar a situação o responsável teria que pagar as despesas com imposto equivalente a R$ 62 mil.

A princípio, o motorista declarou que o produto era transportado do Maranhão para o Ceará. No entanto, a embalagem da mercadoria indicava origem de um laticínio do Estado do Tocantins. Além da irregularidade tributária, os agentes da PRF constataram uma infração de excesso de peso correspondente a 12.750 Kg. Neste caso foi também aplicada multa com base no Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte: Ascom/PRF