Primeiro caso de peste suína no Piauí é confirmado

O primeiro foco da peste suína no estado foi identificado em Lagoa do Piauí. Anmais foram sacrificados e a propriedade passa pelo processo de desinfecção e erradicação dos focos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o surgimento de focos da peste suína clássica no vizinho estado Ceará, que pôs o Piauí em estado de alerta, foi confirmado o primeiro caso da doença, no município de Lagoa do Piauí, que fica a 43 km da capital do estado. O caso foi confirmado pela Agência de Defesa da Agropecuária do Piauí (Adapi). 

Durante investigação preventiva que ocorre desde 2016, na última sexta-feira dia (5), a Adapi recebeu uma amostra com o resultado positivo para a Peste Suína Clássica (PSC) no município, e logo após a confirmação, foi acionado o grupo de emergência da Adapi que, juntamente com a Superintendência Federal de Agricultura, decidiu traçar as estratégias para eliminar o foco da doença do município. 

Divulgação ADAPI

Tendo em vista que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país são reconhecidas, pela Organização Mundial de Saúde Animal, livres de peste suína, apenas o Norte e o Nordeste apresentam casos que acometem a criação de suínos. Os animais encontrados com o foco da Peste Suína foram sacrificados e a propriedade foi interditada para passar pelo processo de desinfecção e erradicação dos focos. 

Agora, a Adapi busca promover, com mais urgência, a conscientização de criadores de suínos com ações para que os criadores estejam atentos aos comportamentos dos animais, controle da propriedade, do trânsito de animais, de educação sanitária e vigilância nas propriedades circunvizinhas, tentem eliminar os focos. 

“Pedimos aos criadores de suínos e a sociedade, como um todo, para que em qualquer caso de suspeita de peste suína comunique imediatamente à Adapi, para que nós possamos realizar a investigação e descartar ou confirmar um possível foco”, informou o gerente de Defesa Sanitária Animal, Idílio Moura.

Divulgação ADAPI

O veterinário garante que, até o momento, a Peste Suína Clássica (PSC) está restrita ao município de Lagoa do Piauí, e pede para que a população fique tranquila, pois é uma doença que afeta apenas os suínos, não ameaça infectar seres humanos. O vírus, que é altamente contagioso, tem sua contaminação através de alimentos ou água contaminados, locais que foram utilizados pelos animais contaminados, ambientes com cadáveres de animais infectados e qualquer equipamento ou objeto que teve contato direto com o animal doente. Em qualquer suspeita de caso, a Adapi precisa ser notificada para investigar o caso. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES