Primeiro lote de restituição do IR 2017 começa ser pago 16 de junho

A partir desta quinta (8) os contribuintes poderam consultar o lote

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta quinta-feira (8) os contribuintes poderão realizar consulta do primeiro lote de restituição do imposto de renda 2017.  Na data também estará disponível a consulta de lotes residuais do IR dos exercícios de 2008 até 2016, informou a Receita Federal (RF).

O pagamento da restituição começa a ser feito a patir de 16 de junho onde 1.636.218 contribuintes vão receber R$ 3 bilhões. neste primeiro lote têm direito ao recebimento “os contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784, de 1999, sendo 1.527.705 contribuintes idosos e 108.513 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave”.

Consulta

A Receita Federal pede aos contribuintes que consultem para saber se a restituição do imposto de renda foi liberada neste primeiro lote. Na página da RF será disponibilizado um canal exclusivo para consulta. 

Quem tiver dificuldade em fazer a consulta online pode entrar em contato com a RF pelo Receitafone, no número 146. “Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora”, informou comunicado da Receita Federal.

Prazo

Muitos contribuintes terão o valor da restituição do imposto de renda creditado diretamente na conta informada ao entregar a declaração do IR 2017 . Os que não informaram local para crédito do valor devem entrar em contato com o Banco do Brasil e verificar a disponibilidade do valor para o saque. O dinheiro fica parado na instituição financeira por um ano.

Passado o prazo, o contribuinte deve fazer uma requisição para que o valor volte a ser disponibilizado. Basta ele preencher o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF, no site da Receita Federal.

Os contribuintes que mesmo com direito a restituição do imposto de renda não tiverem o valor creditado em conta corrente ou disponibilizado devem procurar uma das agências do Banco do Brasil ou entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O contribuinte pode agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES