Processos eletrônicos do TJ-PI terão certificação digital

A parceria foi acordada durante reunião

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) fará parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) no sentido de fornecer certificados digitais para os processos eletrônicos do tribunal.

De acordo com o diretor-técnico da ATI, David Amaral, o processo eletrônico é referente à tramitação de documentos sem uso de papel, o que gera economia de folhas, tintas e material humano. Todo esse trâmite se dá dentro do órgão, com documentos que são expedidos ou despachados de um setor ao outro. “O certificado digital serve para autenticar e validar juridicamente os documentos eletrônicos”, explica David.

Representantes da ATI e do TJ tratam de parceria  (Crédito: Divulgação)
Representantes da ATI e do TJ tratam de parceria (Crédito: Divulgação)

A parceria foi acordada durante reunião com a presença do diretor-geral da Agência de Tecnologia, Avelyno Medeiros, e com o secretário de T. I. (Tecnologia da Informação) do TJ-PI, Francisco de Assis Madeiro.

Após assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições, o Tribunal de Justiça já poderá solicitar a emissão dos certificados, que será feita pela ATI sob demanda. Atualmente, todos os órgãos do poder executivo e a Defensoria Pública do Estado são atendidos pela Agência de Tecnologia quanto à certificação digital.


Fonte: Ccom