Professores avaliam motivos de redações zeradas no Enem

Em contrapartida, apenas 250 candidatos alcançaram nota mil na redação, isto é, a nota máxima possível e 35 mil estudantes pontuaram notas entre 901 e 999.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (15) DO JORNAL MEIO NORTE

Dentre os 6,1 milhões de candidatos que realizaram as provas do Enem 2014, mais de 529 mil alunos obtiveram nota zero na redação e apenas 250 estudantes atingiram a pontuação máxima, isso em nível nacional, tais dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) na terça-feira, 13, em que foi apresentado o balanço final do Enem nesta edição.

De acordo com o Mec, realizaram o exame 6.193.565 candidatos, o que corresponde a 71% do total de 8.721.946 inscrições feitas. Entre os alunos que participaram, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova, o que representa 8,5% dos candidatos, deste total, 248.471 estudantes tiveram redações foram anuladas. Em contrapartida, apenas 250 candidatos alcançaram nota mil na redação, isto é, a nota máxima possível e 35 mil estudantes pontuaram notas entre 901 e 999.

Com esses resultados, professores avaliaram o desempenho de candidatos e garantem que apesar da correção das redações ter tido maior rigor por parte do Mec, a problemática maior está na falta do habito de leitura e escrita dos alunos.

Dentre os profissionais consultados, está Alex Romero, professor de linguagens, que aponta tema pouco discutido socialmente e a falta de leitura e escrita por alunos como os fatores que contribuíram para que candidatos obtivessem nota zero na redação.

“Tem algumas situações que contribuíram para que essas redações fossem zeradas, dentre elas está a falta de leitura por parte dos alunos e o tema da redação foi um tanto complexo, houve discussão mas não com tanta intensidade. Isso fez com que aqueles alunos que fazem a “arte do improviso” não obtivessem bons resultados. Porque são justamente esses alunos que não se preparam, têm preguiça de ler e escrever e querem adivinhar o tema da redação, por isso se surpreenderam com este tema”, explica Alex Romero.

Confira sua nota no Enem.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook

Fonte: Márcia Gabriele