Professores da UFPI aprovam mais duas paralisações em maio

Mobilização faz parte de ação da campanha salarial unificada do SPF

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os professores da Universidade Federal realizaram nesta quarta-feira (06), uma assembleia geral na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí(ADUFPI), para discutir e votar duas propostas de paralisações e de indicativo de greve dos professores da UFPI.

A mobilização faz parte das ações da campanha salarial unificada dos Servidores Públicos Federais(SPF), lançada no dia 25 de fevereiro.Com a diferença pequena de votos, os docentes decidiram pela duas paralisações, que acontecerão dias 14 e 29 de maio.

Já a proposta do indicativo de greve, não foi aprovada pela maioria. Muitos alegaram que ainda não é o momento. Depois de duas paralisações em menos de um mês, o ato já era esperado pela categoria, que luta por melhores condições de trabalho e educação.De acordo com Alexis Leite, professor e diretor de relações sindicais da ADUFPI, a intenção do ato é mostrar que os docentes da instituição, assim como as outras categorias, tem capacidade de se organizar para responder sobre os descasos do governo federal com a educação e os trabalhadores brasileiros.

“Nossa mobilização tem com o propósito de mostrar o descontentamento com o que o governo federal vem fazendo com os servidores públicos, em especial com a categoria dos professores. Queremos mais investimentos na educação, melhores condições de trabalho e de salários.

O movimento também luta por barrar qualquer PEC que contrarie os interesses dos trabalhadores", explica Alexis.Entre os 20 itens que formam a pauta de reivindicações dos servidores públicos federais estão: O aumento no índice de 27,3% no piso salarial dos trabalhadores; redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e sem redução de salário; cobrar do governo a efetivação da Política Nacional de Capacitação e retirada dos ataques sobre direitos já conquistados pela classe trabalhadora. Nos dias 15 e 16 de maio, ocorre nova reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior(IFES), em Brasília, para avaliar a conjuntura e o resultado da rodada de assembleias sobre o indicativo de greve e as paralisações em todo o Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES