Professores de Educação Física sem fronteiras chegam para congresso

O evento começa nesta quarta-feira, a partir das 18 horas na UFPI

Alguns dos ministrantes dos 14 cursos que serão ministrados durante o XI Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – FIEP – Delegacia Regional Piauí já estão em Teresina. Como são professores e fazem parte do projeto Educação Física sem Fronteiras da FIEP, eles estiveram participando de um evento de atualização que percorreu cinco municípios do Piauí e Maranhão. Entre eles está a professora da UFPI Leonor Palha Dias de Araújo, que é a coordenadora geral do congresso, que envolverá várias instituições de ensino e pesquisa, entre elas a UESPI, Uninovafapi, Faculdade Santo Agostinho, IESM, Faculdade Maurício de Nassau e Famep. O evento começa na próxima quarta-feira, a partir das 18 horas, no Setor de Esportes da UFPI, e seguirá até o sábado (30).

Os professores de Educação Física sem Fronteias da FIEP e ministrantes dos cursos que já estão em Teresina são: Rosa Maria Costa, do Pará, que ministrará o curso 3 “Recreação e as múltiplas linguagens”; a professora doutora e nutricionista desportiva Sônia Maria Bordin, do Paraná, que ministrará o curso 1 “Obesidade, exercícios e emagrecimento”;  Alfredo Telino Leal Lacerda, de Pernambuco, que ministrará o curso 8 “ Educação Física: vetor interdisciplinar e multidimensional; o doutor em ciência do movimento humano Divanalmir Ferreira Maia, da Paraíba, que ministrará o curso 6 “Neuropedagogia aplicada ao desporto” e o professor Clery Quinhones de Lima, do Rio Grande do Sul, que ministrará o curso 9 “Comunicação Esportiva: a relação existente entre o esporte e a comunicação”. Quinhones é delegado da FIEP-RS, jornalista, assessor de imprensa da FIEP Brasil, editor de portal de notícia olímpico e do Jornal Saúde Pela Prática, realiza a cobertura jornalística de Jogos Olímpicos desde Barcelona, 1992 – Atlanta – 1996; Sydney – 2000; Atenas – 2004; Pequim – 2008; Londres – 2012 e estará também na Olimpíada do Rio de Janeiro, em junho próximo, já está editando o seu sétimo livro, todos na área de esporte/atividade física.

Assim como nos últimos anos, a coordenação do Congresso Piauiense Científico da FIEP-PI espera a participação de 800 a 900 congressistas, estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento, entre elas Educação Física, Pedagogia, Educação, Fisioterapia, Nutrição, Turismo, Educação Artística, bailarinos e áreas afins. As inscrições continuam abertas no site www.fiep-pi.com.br ou nas coordenações de cursos de Educação Física das instituições de ensino superior parceiras do evento.

O tema central do congresso este ano é “Educação física para todos”. Como nas últimas dez edições, paralelo ao congresso, acontecerá o 11º Encontro Interdisciplinar, que reúne trabalhos científicos de profissionais e estudantes Novos temas, alguns muito procurados pelos participantes de outras edições serão abordados nesses 11 anos do evento. Dos 14 cursos oferecidos, alguns serão ministrados por professores de gabarito científico reconhecido pelo país afora, como a palestra magna que abrirá o evento, na quarta-feira, a partir das 18 horas no auditório do Setor de Esportes da Ufpi, com a Profª Drª Suraya Cristina Darido. Ela falará sobre “Educação física escolar na atualidade”, A pesquisadora possui doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento pela USP, tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do cidadão, temas transversais, material didático, esporte educacional, organização curricular, conteúdos e avaliação, além disso, é autora de livros, como “Educação física na escola – Implicações para a prática pedagógica”.

A 2ª Mostra de Dança também é outro evento inserido no Congresso que está sendo muito aguardado, pois envolve grande número de profissionais e amadores da dança. A Mostra será durante a abertura oficial do evento, na quinta-feira (28), a partir das 18h30, na quadra do Setor de Esportes da UFPI. Poderão se apresentar trabalhos de dança solo, duo, trio e conjuntos de todos os estilos de dança. As apresentações terão um tempo de 8 minutos. As modalidades são: balé de repertório, clássico livre, contemporâneo, danças populares, danças urbanas, estilo livre, jazz, dança do ventre e sapateado.

Professores chegam para congresso da FIEP
Professores chegam para congresso da FIEP
Ministrante Rosa Maria Costa
Ministrante Rosa Maria Costa
Professor Clery Quinhones de Lima, do Rio Grande do Sul
Professor Clery Quinhones de Lima, do Rio Grande do Sul


Fonte: Portal MN