Profissionais realizam curso de prevenção às drogas em Teresina

Capacitação visa prevenir e orientar

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), por meio de órgãos públicos, oferta o curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas para agentes de saúde, educadores, conselheiros tutelares, dentre outros.

A capacitação visa prevenir e orientar sobre os problemas relacionados ao consumo de drogas. A ação acontece nos dias 26 e 27 de julho. Uma equipe do CEDdrogas, em parceria com as instâncias envolvidas, levará ministrantes às regiões contempladas.

O foco será a triagem, integração social e outros. O curso é gratuito, totalizando 16 horas aulas. No primeiro momento, o curso deve atender o município de Demerval Lobão (PI). Em seguida, outros municípios serão contemplados de acordo com a demanda.

Segundo o coordenador geral de Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão, a iniciativa permite que o público-alvo aprenda mais sobre prevenção. "Os profissionais da rede pública de ensino, assistentes sociais, agentes comunitários e conselhos tutelares, que lidam com os jovens em situação de risco, poderão trabalhar formas de prevenção e colocar em prática", destaca.

O coordenador lembra que os professores da rede pública serão multiplicadores, pois levarão os conhecimentos para dentro da sala de aula. Já os agentes comunitários de saúde, ao visitarem um dependente químico em sua residência, poderão orientá-lo da melhor forma.

Fonte: Pollyana Carvalho e Daniely Viana