Programa Amigos do Peito inicia nova etapa com 600 atendimentos

O roteiro começa nesta segunda-feira (18)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) inicia uma nova etapa do Programa Amigos do Peito, com atendimento de 400 mulheres, em cinco municípios. O roteiro começa nesta segunda-feira (18), finalizando no dia 29 de julho. Serão contemplados os municípios de Arraial do Piauí, Várzea Grande, Francinópolis, Cajazeiras e Colônia do Piauí.

Além das carretas, a secretaria expande os serviços com a oferta de exames de mamografia no formato fixo nos hospitais regionais, como o de Campo Maior e Corrente, esse iniciando os atendimentos nesta segunda (18).

“Já realizamos mais de quatro mil mamografias nas carretas, beneficiando mais de 40 municípios. E continuamos nossa jornada de monitoramento e prevenção do câncer de mama, seja no formato itinerante ou no fixo, com a expansão dos serviços na nossa rede hospitalar”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

O gestor anuncia ainda que comunidades quilombolas serão beneficiadas logo no início de agosto, quando serão atendidas 200 mulheres de Santa Cruz, Queimada Nova e Paquetá. “A proposta do programa é priorizar o atendimento naqueles locais onde há vazio assistencial, como nas comunidades quilombolas”, afirma Costa.

Amigos do Peito

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa facilitar o acesso a exames de mamografia. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos por dia.

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário Francisco Costa.

A mulher atendida pelo programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

Programação

Dias 18 e 19 de julho – Arraial
Dia 20 de julho – Várzea Grande
Dias 21 e 22 de julho – Francinópolis
Dias 25 e 26 de julho – Cajazeiras
De 27 a 29 de julho – Colônia do Piauí
Dias 1º e 2 de agosto – Santa Cruz do Piauí
Dias 3 a 5 de agosto – Queimada Nova e Paquetá 

Fonte: Com informações do Portal do Governo