Programa Cidade Digital começa a ser implantado no município de Oeiras

Programa Cidade Digital começa a ser implantado no município de Oeiras


O prefeito Lukano Sá recebeu na quinta-feira (12) os técnicos Fabrício Sousa e Bruno Costa da empresa que será responsável pela instalação dos cabos de fibras ópticas do Programa Cidade Digital. Na reunião que foram discutidos os principais pontos da cidade que irão receber este investimento do Governo Federal também estiveram presentes o coordenador do Cidade Digital na cidade de Oeiras, o professor de informática Amon Lima e o Secretário Municipal de Finanças, José Raimundo. O programa tem o propósito de ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Ao todo foram selecionados 262 municípios com população de até 50 mil habitante no país, sendo apenas 36 destas no estado do Piauí, e entre elas está a cidade de Oeiras. Segundo o técnico Fabrício Sousa, a empresa será responsável pela construção de redes de fibra óptica que interligarão os órgãos públicos locais, cabendo a Prefeitura de Oeiras a disponibilização de aplicativos de governo eletrônico, assim como a capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede. “Com a efetivação do Programa Cidades Digitais na cidade de Oeiras, viabilizará a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação”, disse o técnico.

A cidade de Oeiras receberá um total de 10 Km de fibra óptica, e de acordo com a demanda exposta pelo prefeito Lukano Sá, as áreas que serão prioridades são as regiões do Novo Mercado Público, o Centro Histórico, com atenção voltada para a Praça das Vitórias e o Largo do Rosário. Por meio desta conexão, outras partes da cidade também serão beneficiadas, com a Praça do Jureminha, secretarias municipais e a região do Uberaba, visto que por sua dimensão tem se tornado uma referência na edificação de centros educacionais, a priori o IFPI e com projetos futuros para a UFPI e UESPI.

Para o prefeito Lukano Sá esta ação do Governo Federal, através do Ministério das Comunicações, proporciona o desenvolvimento econômico e social, favorecendo a inclusão digital e a geração de emprego e renda, além de reduzir as desigualdades sociais, promovendo a autonomia tecnológica dos oeirenses. “Por meio do Governo Federal, Oeiras está prestes a receber o que há de melhor em telecomunicações. Esta ação é um marco no desenvolvimento do país e, sobretudo, na modernização das cidades brasileiras. Estamos muito felizes por Oeiras ter sido uma das contempladas, algo que vai oportunizar o nosso povo a uma comunicação mais eficiente e uma interação com aqueles que se encontram a longas distâncias, além de fomentar o conhecimento”, pontuou o prefeito Lukano Sá.

Fonte: Jornal Meio Norte