Programa de Combate ao Tabagismo inicia nesta segunda-feira (01)

O programa, que já funciona nos hospitais Universitário e Parque PI

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na semana alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, a Fundação Municipal da Saúde (FMS) dá início às atividades da expansão do Programa de Controle do Tabagismo, que agora funcionará também na atenção básica. Hoje (01), a partir das 14h, será realizada a primeira reunião, na Unidade Básica de Saúde da Vila da Paz (zona Sul de Teresina).

O programa, que já funciona nos hospitais Universitário e do Bairro Parque Piauí, é trabalhado por meio de reuniões individuais ou com grupos de 10 a 15 fumantes, que acontecem semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensalmente no terceiro mês de programa até que o usuário complete um ano. “Durante este tempo, ele recebe informações e estímulos para uma vida sem cigarro, além de tirar suas dúvidas e conversar com profissionais e pessoas com problemas semelhantes”, conta Clara de Assis, da Gerência de Ações Programáticas da FMS. Em casos específicos podem ser utilizados medicamentos de apoio.

A abordagem deve ter como objeto a detecção de situações de risco que levam o indivíduo a fumar, e o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento dessas situações, visando não só a cessação do tabagismo, mas também a prevenção de recaídas. “É um tratamento que depende muito da força de vontade dos participantes, por isso é importante que eles desejem verdadeiramente mudar de vida e criem um laço de confiança com os profissionais de saúde, que dará o apoio necessário”, explica Clara de Assis.

Em preparação aos trabalhos, a FMS realizou treinamentos com os profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) das três Diretorias Regionais de Saúde municipais.

Inicialmente, ele será desenvolvido por 15 equipes ESF que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), em Unidades Básicas de Saúde de diversos pontos da cidade. “Estamos abraçando a luta contra o tabagismo, pois entendemos que o abandono do vício é uma forma de promover saúde e qualidade de vida”, afirma o presidente da FMS, Luciano Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES