Programa oferece tratamento gratuito de hanseníase e tuberculose em Teresina

Na hanseníase, os principais sintomas são o aparecimento de manchas (avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas) ou engrossamento dos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas ou também

Doenças infecto-contagiosas com alto poder de difusão, a hanseníase e a tuberculose possuem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital do bairro Primavera, zona Norte de Teresina.

O programa de eliminação e controle dessas doenças atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. A enfermeira responsável pelo programa, Jacianne Moura, explica que os pacientes com suspeita de hanseníase são encaminhados pelo dermatologista, que identifica os sinais da doença.

Da mesma maneira acontece com os pacientes suspeitos de tuberculose, que são encaminhados ao programa pela equipe médica. “Em ambos os casos, o paciente com suspeita das doenças recebe a avaliação clínica, realiza exames e, no caso de confirmação, seguimos para os tratamentos específicos”, conta.

Na hanseníase, os principais sintomas são o aparecimento de manchas (avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas) ou engrossamento dos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas ou também nas costas.

Esses sinais podem levar à perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao toque. A hanseníase é contagiosa e, ao contrário do que se pensa, a transmissão não é feita pelo contato da pele infectada, e sim por fluidos corporais através da saliva, tosse ou espirro.

A doença pode afetar pessoas de todas as idades e, se não for tratada a tempo, pode causar deformidades físicas e atrofiamentos, principalmente nos nervos das mãos e pés.

Em casos extremos, o paciente pode perder membros do corpo. “Quando começamos o tratamento com antibióticos, é realizada a captação dos contatos mais próximos do paciente.

Os contatos que não apresentam manchas recebem a vacina BCG para evitar o desenvolvimento da hanseníase. Se for identificado o contágio, é seguido o tratamento.

É importante salientar que o paciente não precisa ser isolado do convívio com outras pessoas, mas deve seguir o tratamento completo, pois a doença deixa de ser contagiosa a partir do momento em que é tratada”, diz a enfermeira Jacianne Moura.

O paciente com hanseníase pode levar uma vida normal, pois a doença deixa de ser contagiosa a partir do início do tratamento. Nos casos de hanseníase paucibacilar, onde o paciente apresenta até 3 manchas pelo corpo, o tratamento dura seis meses. Já o tratamento da versão multibacilar da doença, acima de três manchas no corpo, pode chegar a 12 meses.

Tratamento de tuberculose é simples

Perda de peso, tosse por mais de três semanas e febre são os principais sintomas da tuberculose, doença contagiosa que tem cura quando tratada devidamente.

Para identificar a doença é preciso fazer a análise do escarro, seguida de radiografia pulmonar. Após 20 dias do início do tratamento, a doença já deixa de ser contagiosa e o paciente fica fora da linha de risco.

"Assim como no caso da hanseníase, aqui também procuramos as pessoas próximas para fazer um exame que identifica a presença ou não da doença.

O tratamento é dividido em duas fases: a primeira com uso de antibióticos - que variam de acordo com o peso do paciente -, e a segunda é a análise mensal através do exame de escarro.

A fase inicial do tratamento dura dois meses e a fase de análise da secreção é mantida por quatro meses", explica a enfermeira responsável pela coordenação do projeto no Hospital da Primavera, Jacianne Moura.

Alguns pacientes com tuberculose necessitam de internação por algum período. É o caso de Cristóvão Colombo de Sousa, paciente do Hospital da Primavera que fala da importância no tratamento. "Graças ao tratamento estou com menos febre e já sinto melhoras.

Eu sou ex-fumante e reconheço a importância de tomar os medicamentos para a cura. Aqui tenho a alimentação controlada e uso os remédios com o auxílio da enfermeira", fala.

A diretora do Hospital da Primavera, Marlene Moura Fé, relata o esforço da equipe em oferecer resolutividade e fácil acesso aos serviços. "O serviço é oferecido pela Prefeitura Municipal de Teresina e nossa equipe está preparada para orientar os usuários da melhor maneira, com acolhimento e bom atendimento à população que nos procura", finaliza.

 

Fonte: Olegário Borges