Projeto Cine Educação chega ao Piauí em parceria com Seduc

A ideia é envolver professores e alunos da rede do ensino básico em torno do cinema brasileiro.

Teresina passa agora a receber o projeto Cine-Educação. A ideia é envolver professores e alunos da rede do ensino básico em torno do cinema brasileiro, formando público para o audiovisual, a partir do

repertório de informações sobre os filmes e a linguagem cinematográfica oferecido a classe estudantil.

O objetivo é contribuir para a formação do cidadão, desenvolvendo no indivíduo a capacidade de analisar, discutir e posicionar-se diante de informações transmitidas através dos filmes e ampliar acesso a conteúdos audiovisuais de qualidade nas temáticas de direitos humanos e propiciar a experiência social de ?ir ao cinema?. O Cine-Educação Direitos Humanos nasceu a partir da experiência de sete anos do Cine-Educação na Cinemateca e do Programa Piloto realizado no ciclo 2010/2011, juntamente com a V Mostra ?Cinema e Direitos Humanos na América do Sul?.

Já foram formados 183 professores no ciclo 2011/2012, 145 escolas participaram e estão inseridos atualmente Teresina(PI), Rio Branco(AC), Recife(PE), Salvador(BA), Brasília(DF), Campo Grande(MS), Porto Alegre(RS), Belém(PA) e Belo Horizonte(MG). O Programa Cine-Educação é desenhado e implementado como uma tecnologia social para a introdução do audiovisual no ensino básico do país, já realizou mais de 900 sessões de cinema, capacitou mais de mil professores da rede pública de ensino em todo país e atendeu a mais de 70 mil alunos.

No Piauí o projeto irá contar com a parceria da Secretaria Estadual de Educação(Seduc) e coordenação local de Walfrido Salmito. ?Iremos nos esforçar para contribuir da melhor forma com essa parceria?, disse a representante da Seduc, Helena Gomes.

Fonte: Liliane Pedrosa