Projeto da Ceasa é escolhido como uma das 15 melhores PPPs do mundo

A Rede Meio Norte faz a cobertura do evento na ONU.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A repórter Cinthia Lages, durante participação avivo no Agora da Rede Meio Norte direto do  Fórum Internacional de PPPs, iniciado hoje e que segue até quarta-feira (09), na sede da ONU, em Genebra, na Suíça, entrevistou a vice-governadora Margarete Coelho, que fez a apresentação da PPP da Nova Ceasa, eleito pela ONU um dos 15 melhores projetos do mundo. 

A vice-governadora Margarete Coelho, que mostrou o projeto da Ceasa como representante do Piauí, falou sobre importância das parcerias público-privadas, principalmente em um momento de crise econômica. 

“É um projeto maravilhoso, e apresentá-lo hoje aqui foi extremamente emocionante. O Estado do Piauí dando exemplo para o Brasil e para o Mundo de como se cria um ambiente de confiabilidade e com transparência. A iniciativa privada entra como parceria no Piauí em projetos de infraestrutura, e faz toda uma remodelagem dessa modalidade de investimento. Então para nós está sendo extremamente importante”, disse. 

O projeto foi bastante elogiado, inclusive por representantes de outros países. A imagem positiva do Piauí, mostrada em um evento internacional, é resultado de muito trabalho, segundo a vice-governadora. 

“E nós estamos apresentando projeto em parceria com uma empresa genuinamente piauiense com menos de um ano nessa parceria e que já está com um projeto tão premiado. Então o Piauí, ao invés de se acomodar quanto questão de impostos para melhorar arrecadação, nós procuramos criar um ambiente para que a iniciativa privada invista; infraestrutura para que o Estado se desenvolva e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o foco do projeto. Por isso, ele está sendo tão referenciado no mundo todo”, destacou. 

Ricardo Reais, da Universidade Católica de Portugal e que companha as PPPs do Estado do Piauí, falou sobre a apresentação e sobre a escolha que é justamente com uma empresa piauiense. “Sim, essa foi uma dimensão bastante enfatizada pelas pessoas que avaliaram esse projeto: a sua dimensão local, a proximidade das pessoas, a facilidade com que um projeto como esse diminuiu custos para a população do Piauí. O fato de apostar tanto na agricultura familiar local, com um mecanismo muito eficiente de distribuição alimentar. Primeiro que os preços sejam mais baixos, isso foi muito valorizado. E também  a presença dos privados locais nesta iniciativa”, afirmou. 

“E sobretudo é isto que está alinhado como desenvolvimento sustentável que tanto as Nações Unidas promovem; encontrar no Piauí um exemplo daquilo que tanto as Nações Unidas defendem em termos de desenvolvimento sustentável para o mundo, é muito gratificante e algo que deve ser orgulho para todos os piauienses”, reforçou Ricardo. 

A Superintendente da SUPARC, Viviane Moura, cita que conceitos de sustentabilidade e ações de impacto social foram priorizados pela gestão da Ceasa. “Dos projetos apresentados, o nosso foi o mais elogiado, inclusive o moderador das mesas chamou os projetos do Piauí de inacreditáveis. Então isso muito gratificante, nos enche de orgulho. O projeto da nova Ceasa é um projeto com um diferencial, tem um foco muito relacionado com a questão do desenvolvimento  social;ao a pelo com relação a questão dos pequenos produtores, a agricultura familiar,questão do abastecimento, diminuição da pobreza,além, da questão da representação dos pequenos dentro dos componentes reais.Isso é muito importante. O projeto foi desenhado com muito carinho e muito diálogo. Esse projeto é fruto de uma parceria de verdade”, declarou. 

Viviane Moura ressalta que o projeto foi desenvolvido por uma Superintendência criada há pouco tempo, mas que já mostrou total potencial. “Sim. Três anos com cinco projetos, cinco projetos. O contrato da Subconcessão também foi um dos projetos selecionados, só que a gente não pode apresentar dois.  Mas assim…São cinco projetos extremamente importantes”, disse.

Projeto da Ceasa é escolhido como uma das 15 melhores PPPs do mundo

Conceitos de sustentabilidade e ações de impacto social priorizados pela gestão da Ceasa levaram a Unece (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) a incluir a PPP da Nova Ceasa entre os projetos que podem ser replicados em outras partes do mundo.

A apresentação acontece durante o Fórum Internacional de PPPs, que começa nesta segunda (07) a quarta-feira (09), na sede da ONU, em Genebra, Suíça. No evento, apenas 15 projetos serão debatidos em painéis e conferências, parcerias público-privadas de países como a França, China, Turquia, México e a própria Suíça.

A apresentadora da Rede Meio Norte, Cinthia Lages, está em Genebra, na Suíça, cobrindo o evento que destaca o trabalho da Nova Ceasa onde gerou melhor qualidade de vida para os permissionários. Pela primeira vez, o Brasil está sendo representado institucionalmente.

Em entrevista, a Superintendente da SUPARC, Viviane Moura, afirmou porque o projeto da Ceasa foi escolhido. “O Projeto da Ceasa foi escolhido por ter um significado extremamente importante do ponto de vista de atendimento às pessoas. A ONU observa muito isso, quando a gente foi estruturar o projeto  uma das preocupações na fase de elaboração era com o aspecto social, a gente tinha uma preocupação com os comerciantes, sobretudo os comerciantes com menor condição financeira, preocupação com as mulheres que tinham uma situação complicada, preocupação com a saúde deles e várias outras coisas. A ONU observou que esse projeto tem várias vertentes que ligam ao que eles procuram, ele reduz o risco de fome, o risco com relação a questão de produção alimentar, como trata diretamente com mulheres, é um projeto que empodera as comerciantes e tudo isso foi levado em conta para que o projeto fosse escolhido”, afirmou.

James Andrade, diretor da Nova Ceasa, afirmou que o sentimento é de orgulho e alegria nesse momento. “Nós estamos tratando com muita alegria e muito orgulho, saber que é um projeto genuinamente piauiense ter sido tratado com muito carinho pela concessionaria, ficamos felizes da ONU reconhecer esse trabalho, isso faz com que nossos compromissos com o projeto da Nova Ceasa se estendam. Estamos no primeiro ano e já recebendo pela segunda vez uma premiação dessa magnitude, o Piauí representa o Brasil nesse projeto e a gente tem agora compromisso de dar continuidade, gerando oportunidade de emprego para as pessoas. Nosso contrato prevê além do projeto de expansão dos negócios as meta sociais, elas são sempre muito bem vistas pelos órgãos, como a ONU e nós temos nesse momento projetos sociais que passam agora a ser mundialmente reconhecidos”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES