Projeto da Prefeitura conscientiza pais sobre uso de drogas

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais

Hoje (02), a partir das 16h, a Prefeitura de Teresina dará início ao projeto piloto Educando para Prevenir, que visa conscientizar e direcionar os pais sobre a problemática das drogas.

O projeto deve beneficiar cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do Bairro São Joaquim, área de intervenção do programa Lagoas do Norte.

O primeiro encontro dos pais com os responsáveis pelo projeto acontece na sede do Parque Lagoas do Norte e a programação conta com palestras de conscientização e depoimentos de ex-dependentes químicos.

"Esse é um projeto piloto que tem pretensões de ser aplicado em mais zonas da cidade. É muito importante ser o berço do projeto e sei que vamos colher bons frutos com essa ação.

Os pais têm um papel fundamental na formação cidadã dos filhos e vamos poder conscientizá-los a respeito disso. As drogas são muito perigosas e estão intimamente ligadas com todos os outros crimes, por isso são importantes as ações de prevenção", relata Jorgenei Moraes, gerente do Parque Lagoas do Norte.

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), de Governo (SEMGOV), de Educação (SEMEC) e o grupo de trabalho de formação da Guarda Municipal.

"A Prefeitura tem cumprido o seu papel e se esforçado no enfretamento às drogas. Essa ação acontece com uma abordagem diferente, pois se dá no campo da prevenção.

É importante conscientizar as famílias do seu papel na educação dos filhos, pois muitos pais colocam toda a responsabilidade na escola e se esquecem de participar da educação cidadã das crianças.

A grande novidade é iniciar a prevenção ao uso de drogas logo na primeira infância, acompanhando as crianças e suas famílias. Dessa forma, reduziremos os riscos de envolvimento dessas crianças, quando maiores, com drogas lícitas e ilícitas e outras situações de violência", finaliza o delegado Samuel Silveira, coordenador do grupo de trabalho de formação da Guarda Municipal.

Fonte: Jornal Meio Norte