Projeto de lei pretende simplificar atendimento no serviço público

Projeto apresentado pelo vereador Luiz Lobão, do PMDB.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Luiz Lobão (PMDB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Teresina que lança regras para simplificar o atendimento aos usuários dos serviços públicos. Segundo Lobão, este atendimento simplificado já é adotado pela União, nos termos do Decreto Presidencial nº 9.094, de 17 de julho de 2017, e a ideia é trazer para esfera municipal o atendimento de forma simplificada à população teresinense.

O projeto de lei determina a presunção de boa-fé; compartilhamento de informações, nos termos da lei; atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; racionalização de métodos e procedimentos de controle; eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido; aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações; utilização de linguagem clara, que evite o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e articulação com os Estados, os Municípios e os outros Poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos.

Consta também no projeto que no atendimento aos usuários dos serviços públicos, a Administração Pública Municipal deverá observar práticas como a gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania; padronização de procedimentos referentes à utilização de formulários, guias e outros documentos congêneres; e a vedação de recusa de recebimento de requerimentos pelos serviços de protocolo.

“Este projeto busca desburocratizar a relação com os cidadãos, fornecendo subsídios para reorientação e ajustes na prestação de serviços públicos. Nossa função como legislador é propor normas que visem a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, bem como, que possibilitem uma prestação de serviço público eficiente, responsável e transparente”, destacou Luiz Lobão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES