Projeto leva cães às salas de aula para ajudar na aprendizagem

Os benefícios são vistos nas escolas principalmente na confiança.

Ter nosso melhor amigo por perto nos ajuda em tudo, desde em nossa saúde até nos estudos, principalmente diante de eventuais dificuldades de aprendizado. É nisso que acredita a Good Dog Foundation, fundação que utiliza o afeto e a sabedoria dos cães com finalidades terapêuticas, incluindo cachorros em leitos de hospitais, serviços sociais, comunitários, e agora na educação.

São diversas as escolas, nos EUA, na Alemanha e por toda a Europa, que já integram cães às salas de aula. Os benefícios são vistos nas escolas principalmente pelo sentido de confiança que as crianças possuem na relação com os cães. Quem tem, por exemplo, dificuldades de leitura em voz alta e principalmente diante de uma plateia, costuma evoluir bastante ao ler para os cães. Essa confiança serve também como alento para a própria angústia que muitas vezes a dificuldade em aprender algo provoca.

Segundo um professor de inglês Keri Lauxman – que leva o seu próprio cão para suas aulas diariamente – o animal é capaz de perceber o aluno em necessidade antes mesmo do próprio aluno, e sua presença acalma e une o grupo, modificando intensamente o clima coletivo e individual da classe como um todo.

Além do mais, todos se responsabilizam pelo cachorro, o que oferece uma outra gama de aprendizado prático que teoria nenhuma traria. Ter ao lado nosso melhor amigo traz à tona sem dúvida o melhor de nós – em casa, em um leito, na saúde e na doença, ou nas angústias e dificuldades de uma sala de aula.

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fonte: Hypeness