Projeto Mirim Cidadão inicia as atividades de 2016 em todo o Piauí

O Mirim Cidadão tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública.

O projeto Mirim Cidadão iniciou suas atividades de 2016, na sede do Batalhão de Policiamento das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (BPRone). A solenidade contou com a presença de várias autoridades e de integrantes dos núcleos espalhados por todo o Piauí. O Mirim Cidadão tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública.

Para a representante do Conselho Comunitário de Segurança, Lourdes Almeida, as escolas e os organizadores dos núcleos possuem o papel fundamental na motivação dos alunos e destacou que o projeto é um importante aliado a segurança pública na prevenção e combate a criminalidade. “Queremos um país diferente com menos violência, drogas e descaso. Por isso, estamos fazendo a nossa parte, lutando na prevenção dessas crianças e repassando os valores necessários para a construção de um Brasil melhor”, frisou a representante.

O secretário de segurança, Fábio Abreu, ressaltou a presença da família na construção dos valores éticos e a importância da participação de outros órgãos governamentais na formação moral e educativa das crianças. “Fechamos uma parceria com a Secretaria de Educação para fazer o fornecimento de merendas para nossas crianças. Em breve, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros devem montar também seus pelotões para ajudar na prevenção”, disse.

O secretário entregou ainda nas mãos do aluno Nicolas Lopes a chave do ônibus do Mirim Cidadão. O transporte foi apreendido em 2015 durante uma operação e foi revertido para o projeto social através de ordem judicial. “O transporte deve auxiliar no lazer dessas crianças, em especial, na realização dos passeios que fazem parte de todo o processo. Estamos transformando as ações repressivas em prevenção, isso é de uma importância muito grande na formação dos alunos”, completou.

Também foi apresentada a lei municipal nº 4.841 de 2015 que coloca no calendário oficial da cidade de Teresina o Dia Municipal do Pelotão Mirim que será comemorado dia 13 de novembro. 

Fonte: Com informações do Portal do Governo