Projeto que pode proibir Waze no Brasil é aprovado na Câmara

PL foi aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação

Enquanto o país se concentrava no julgamento do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), da Câmara dos Deputados, aprovou uma pauta polêmica.

O projeto prevê a proibição de aplicativos como o Waze no Brasil, que mostram ao usuário onde encontrar blitz e radares no trânsito. O app, que pertence ao Google, oferece rotas e sugestões de caminhos pelo mapa, e uma de suas funções inclui a indicação de onde esses postos estão localizados.

projeto, proposto pelo deputado Major Fábio (PROS-PB), em 2013, sugere a alteração do Código de Trânsito Brasileiro para transformar em infração o uso de dispositivos eletrônicos, aplicativos ou redes sociais que identifiquem esses pontos de interesse no mapa.

Se aprovado e o Waze não remover a função, o aplicativo pode ser banido do Brasil. Já o motorista que for flagrado usando algum sistema do tipo pode receber uma multa de até R$ 50 mil. A pauta foi aprovada por unanimidade. Agora, a proposta aguarda o parecer da Comissão de Viação e Transportes (CVT).

Se for aprovada novamente, o Projeto de Lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça. Só depois disso o projeto será discutido no plenário da Câmara e, se aprovado, encaminhado ao Senado, de onde partirá para a Presidência da República para ser aprovado ou vetado em definitivo.

Waze (Crédito: Reprodução)
Waze (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Olhar Digital