Projeto reduz a zero evasão na Fazenda da Paz em THE

O projeto “Bola pra frente” é a grande aposta da Fazenda da Paz no combate às drogas

A luta contra o uso das drogas em Teresina tem um importante aliado: o esporte. A defesa de uma vida saudável, longe das drogas, é uma bandeira levantada pelo Projeto Bola pra Frente, que realizou, na manhã de domingo (27), o III Torneio de Futebol. Na disputa, realizada no Parque Potycabana, estavam os times da Fazenda da Paz, do Projeto Santa Joana Darc e Projeto Santa Bárbara, que juntas trabalham com adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O jogo de valorização da vida sem drogas trabalha outros valores através do futebol, como a formação da disciplina, educação, postura e cuidados com a saúde. De acordo com o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, o futebol não é apenas uma prática esportiva. Para ele, o esporte faz bem pra o corpo.

?O projeto Bola para Frente leva cidadania, respeito, convivência com o outro e amor a si mesmo. Esse torneio é uma competição saudável, uma confraternização, sem violência, dentro dos parâmetros de crescimento deste adolescente em tratamento?, explica o coordenador.

Além de todos esses benefícios do projeto, existe outro ainda mais importante: A inserção dos adolescentes no Bola pra Frente reduziu evasão de adolescentes em tratamento na Fazenda da Paz para zero. ?Antes do projeto, dos adolescentes internados na Fazenda da Paz 40% permaneciam no tratamento. Hoje, esse número é outro. 100% dos adolescentes continuam na comunidade terapêutica?, coloca Célio Luiz Barbosa ao ressaltar que o sonho da Fazenda da Paz é expandir o projeto para os bair-ros da capital.

?O Bola pra Frente é um projeto que pode ser implantado em todos os bairros como forma de prevenção, porque ele apresenta resultados?, acrescenta.

O Projeto Bola para Frente atualmente é financiado pelo FIA ? Fundo da Infância e Adolescência através do CMDCAT ? Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente de Teresina. O projeto é executado há 2 anos na Fazenda da Paz e é pioneiro como parte do tratamento de adolescente dentro da comunidade terapêutica. Durante o campeonato, a equipe vencedora foi premiada com troféu e medalhas.

Futebol contribui para a desintoxicação

Adolescentes da Fazenda da Paz, na faixa etária de 12 a 17 anos, três vezes por semana, treinam e se desenvolvem. Segundo o treinador do time, Allissom de Oliveira Ferreira, de 32 anos, todos praticam atividade física, atividade muscular e ainda aulas técnicas de futsal. Com a bola no pé, muitos são os benefícios alcançados por cada um.

?Temos dois benefícios principais dessa atividade. A primeira delas é a desintoxicação e a outra é a melhora no processo de reintegração social. Eles se sentem bem convivendo com os outros, nos jogos extravasam a energia, tornando assim o tratamento mais fácil?, explica.

O adolescente de iniciais L.R.S.P. é um dos que acreditam que o esporte faz a diferença dentro do tratamento. Ele, que já participou de outras competições, se sente honrado em participar do campeonato representando a Fazenda da Paz. ?O Bola para Frente é um incentivo a mais pra todos nós durante o tratamento?, comenta ao destacar outros valores levantados dentro da atividade.

?Além do tratamento em si, e da nossa saúde, o projeto faz com que o grupo trabalhe a união, a empolgação, a vontade de vencer, de participar de mais competições, enfim, de mudar de vida?, finaliza L.R.S.P. que já venceu uma partida de futebol, em um campeonato realizado na sede da Fazenda da Paz.

Fonte: Aline Damasceno