Projeto Tela Jovem leva cultura e entretenimento para jovens

Projeto Tela Jovem leva cultura e entretenimento para jovens

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, atrav?s da Secretaria Municipal da Juventude ? SEMJUV em parceria com a Funda??o Monsenhor Chaves- FMC desenvolve o Projeto Tela Jovem com o objetivo de aproximar as rela?es entre o poder p?blico e a comunidade, al?m de abrir um espa?o de di?logo com os jovens e incentivar a cultura. Outra finalidade ? dar acesso a filmes nacionais e estrangeiros o que contribui para uma reflex?o comunit?ria sobre os temas propostos.

Com essas propostas o Projeto foi desenvolvido no ?ltimo final de semana em v?rias comunidades. Na sexta-feira, 02, na Vila Bandeirante, no s?bado, 03, na Vila Irm? Dulce e no Domingo, 04, no bairro Planalto Uruguai. O filme apresentado foi ?Abril Despeda?ado?, que trata sobre o sert?o nordestino, a luta pela terra, a fam?lia como unidade de trabalho e o questionamento da viol?ncia e da tradi??o familiar.

? cada vez maior o n?mero de jovens que se re?nem durante as apresenta?es dos filmes, pois nas quatro sess?es apresentada do Projeto Tela Jovem, estavam presentes aproximadamente 450 jovens nas comunidades. O Projeto, que em 2007, pretende alcan?ar 3 mil jovens teresinenses, levar? ? zona rural e urbana de Teresina, al?m da apresenta??o de v?deos institucionais e educacionais da Prefeitura Municipal de Teresina, filmes dos mais diversos g?neros, para provocar a reflex?o sobre temas que interessam a juventude, tais como: solidariedade, fam?lia, sa?de, educa??o, preconceito, ?tica, f?, entre outros.

Para C?lia Revil?ndia, Coordenadora de Educa??o e Cultura da SEMJUV, uma das fortes caracter?sticas do projeto ? o estreitamento das rela?es entre o poder p?blico e a comunidade: ?Essa aproxima??o ? poss?vel por trabalhar com a atua??o de tr?s atores: O agente de mobiliza??o que ? uma pessoa da pr?pria comunidade que articula ? todos para a atividade, o Coordenador de sess?o que monta e prepara o espa?o onde ser? feito a exibi??o e um comentarista da ?rea cultural que discute a tem?tica do filme.? Afirma.

Na oportunidade de cada sess?o os jovens s?o sensibilizados com ?traillers? educativos sobre orienta??o sexual, sa?de, meio ambiente e seguran?a no tr?nsito e ap?s a proje??o dos filmes eles s?o provocados a opinarem e criticarem o que viram e ouviram. Desta forma, o projeto opta por utilizar o cinema n?o apenas como op??o de lazer e cultura, mas, principalmente como canal de participa??o juvenil, um espa?o para discuss?o de suas id?ias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES