Prorrogadas até 26 de abril pré-inscrições para o Prêmio Ethos-Valor

Em sua 10ª edição, o Prêmio confirma a satisfação alcançada na última edição, em que os projetos inscritos estavam relacionados ao conteúdo da Carta d

O Prêmio Ethos-Valor ? concurso destinado a professores e estudantes universitários para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial (RSE) e/ou o desenvolvimento sustentável (DS) - prorroga seu período de pré-inscrição até 26 de abril de 2010, com o objetivo de possibilitar a participação de mais pessoas e dar mais tempo para que últimos ajustes nos trabalhos sejam feitos.

Para a categoria Estudantes, o desafio será o de desenvolver artigos sobre a responsabilidade social empresarial (RSE) e/ou o desenvolvimento sustentável (DS) com os princípios da Carta da Terra, com o objetivo de estimular estudos sobre estratégias empresariais que integrem princípios da sustentabilidade. Para quem já tem um trabalho em desenvolvimento ou pronto ou um TCC defendido até 2009 é plenamente possível se inscrever.

Na categoria Professores, o tema continua sendo Educação para a Sustentabilidade. Os trabalhos devem abordar uma formação universitária que prepare estudantes e professores para lidar com o desafio da sustentabilidade. O tema está relacionado ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, ao estímulo ao aprendizado colaborativo e contínuo, caráter transdisciplinar, ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, além da compreensão da cidadania como dimensão da própria educação.

Neste ano a categoria Mista e Temática, que tem o objetivo de tratar de temas emergentes e das questões mais críticas para as empresas, propõe que grupos formados por no máximo cinco (5) pessoas (incluindo obrigatoriamente professores e estudantes) inscrevam trabalhos sobre Corrupção.

A demanda pelo tratamento do assunto vem de um dos grupos mais atuantes dos quais o Instituto Ethos participa e exerce, hoje, a função de secretaria executiva: Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI). Podem ser inscritos trabalhos sobre as origens da corrupção, políticas pela integridade e contra a corrupção, práticas anti-propina, relação entre controle social e corrupção, entre outros. O objetivo final, com o tratamento acadêmico do tema, é a divulgação do trabalho de pesquisa e reflexão que estão sendo feitos em nosso país sobre a questão da corrupção, para que possam embasar ainda mais a prática do grupo e de cidadãos e organizações em geral.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.premioethosvalor.org.br. Podem participar professores e estudantes universitários de todo o país, e de qualquer área de conhecimento.

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte