ProUni abre 2ª etapa de inscrições para semestre em todo País

O primeiro passo para se candidatar a uma bolsa do programa é ter feito a edição 2008

O Ministério da Educação realiza até o próximo dia 24 a 2ª etapa de inscrições para a seleção do 2º semestre de 2009 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os pedidos devem ser feitas exclusivamente na página do programa.

O primeiro passo para se candidatar a uma bolsa do programa é ter feito a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma média mínima de 45 pontos (média aritmética da nota da prova objetiva e da redação). É necessário comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, além de preencher pelo menos um dos requisitos abaixo:

♦ ter cursado o ensino médio em escola pública, ou

♦ ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral ou,

♦ ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou

♦ ser pessoa com deficiência, ou

♦ ser professor da rede pública de ensino básico, sendo parte do quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher as opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil sócio-econômico. A ficha de inscrição válida para efeito da pré-seleção é aquela com as últimas alterações efetuadas pelo estudante.

A lista de pré-classificados será divulgada no dia 28 deste mês.

Fonte: Último Segundo