Psiquiatra e escritor Içami Tiba morre aos 74 anos em São Paulo

O enterro será realizado nesta segunda-feira, às 16h

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na noite deste domingo, aos 74 anos, o escritor e psiquiatra Içami Tiba. Segundo o filho do escritor, André Luiz Tiba, o pai estava internado desde o início do ano no Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo, lutando contra um câncer. O enterro será realizado nesta segunda-feira, às 16h, no Cemitério do Morumbi.

Içami Tiba deixa a esposa, Maria Natércia, os filhos, Natércia, André e Luciana, e dois netos, Kaká e Dudu.A diretora global de educação do Banco Mundial, Claudia Costin, lamentou a morte de Içami Tiba em seu Facebook. “É com grande tristeza que informo o falecimento, aos 74 anos, do grande educador e psiquiatra Dr. Içami Tiba", escreveu a ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Içami Tiba nasceu em Tapiraí SP, em 1941. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1968 e especializou-se em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da USP.

Por mais de 15 anos, foi professor de Psicodrama de Adolescentes no Instituto Sedes Sapientiae. Foi o Primeiro Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama em 1977-78 e Membro Diretor da Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo de 1997 a 2006.Içami Tiba foi o educador mais popular do Brasil. Escreveu mais de 40 livros sobre educação - como o best-seller

“Quem ama, educa!” e “Limite na medida certa” - e proferiu mais de 3.400 palestras. Tiba realizou mais de 77 mil atendimentos como psiquiatra e psicoterapeuta de adolescentes e família. Em 2005 fundou a Integrare Editora.Em 2004, o Conselho Federal de Psicologia pesquisou através do Ibope qual o maior profissional de referência e admiração. Içami Tiba foi o primeiro entre os brasileiros e o terceiro entre os internacionais, precedido apenas por Sigmund Freud e Gustav Jung.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES