Quadro clínico de Wando tem leve melhora, embora continue grave

Segundo a equipe médica, o tratamento apresenta resposta satisfatória.

O estado de saúde de Wando não apresentou alterações no decorrer da noite, e o cantor segue com quadro grave, porém estável, segundo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (1º). Ele está internado desde sexta-feira (27) em decorrência de uma problema cardíaco. Segundo a equipe médica, o tratamento apresenta resposta satisfatória.


Quadro clínico de Wando tem leve melhora, embora continue grave

?O quadro não piorou nas últimas 24 horas. Um ecocardiograma confirma a observação de que o quadro cardiológico está apresentando uma estabilização. É um sinal positivo, confirma que a estratégia de tratamento está funcionando?, disse o médico Heberth Miotto, coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O exame foi feito nesta terça-feira (31). Desde a data da internação, Wando passou por duas cirurgias para corrigir obstruções de artérias no coração. Segundo o médico, o ecocardiograma é repetido quase que diariamente para avaliar a evolução do paciente ?A expectativa é que nas próximas 48 horas, talvez, a gente consiga obter uma melhora do quadro clínico?, disse.

De acordo com Miotto, que assina o boletim médico, Wando permanece sob efeito de sedativos, respira com a ajuda de aparelhos e está sob assistência circulatória. Os aparelhos diminuem o trabalho do coração para que o órgão tenha tempo para se recuperar. Ainda segundo o boletim, a equipe médica vai manter os cuidados intensivos e não há previsão de novos exames para esta quarta-feira (1º).

A mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza, e uma das filhas dele, Gabrielle Burcci, falaram nesta terça-feira (31) sobre a internação de Wando. ?Ele gosta muito de viver?, disse Renata. Segundo a mulher, o cantor não bebe e não fuma, mas não tem uma alimentação regrada. Ainda de acordo com a mulher, Wando faz, todo ano, um check up da saúde, e os exames nunca indicaram nenhum problema cardíaco. A família toda está esperançosa na recuperação do cantor.

Renata relatou que Wando sentia dores muito fortes na sexta-feira (27), no dia da internação. "Ele passou por momentos muito difíceis", disse.

Wando, de 66 anos, tem oito netos e uma filha de cinco anos, com Renata, e outras duas filhas e um filho de casamentos anteriores. Gabrielle falou da união da família. ?A família é muito unida. Estamos tentando passar tranquilidade?.

Fonte: G1