Quantos tanques de guerra o Brasil tem e qual o ranking de força militar?

No site é possível filtrar por potencial terrestre, aéreo e naval, ou a soma de todos eles

Avalie a matéria:
Quantos tanques de guerra o Brasil tem e qual o ranking de força militar? | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além das cenas terríveis de destruição na guerra da Rússia contra a Ucrânia, outro fator chama a atenção: a quantidade de estatísticas sobre o poder bélico dos países. Um dos mais impactantes é a diferença de tanques de guerra entre as nações: 12.420 russos contra 2.596 dos ucranianos. E quando o assunto é Brasil, quantos tanques de guerra temos no país? As informações são do Autoesporte.

No site é possível filtrar por potencial terrestre, aéreo e naval, ou a soma de todos eles. Em relação aos tanques de guerra, a Rússia é líder disparada. Para ter uma noção, os Estados Unidos, segundo lugar no ranking, tem 6.612 desses veículos, já Ucrânia aparece em 13º. O Brasil está bem mais para baixo, com 439 tanques de guerra, e é o 33º colocado na tabela.

Foto: Divulgação Exército brasileiro 

A página não especifica quais são os tanques que o Brasil tem. Porém, em agosto de 2021, durante um desfile militar com o presidente Jair Bolsonaro, havia um tanque SK-105 Kürassier, que é austríaco. O Exército Brasileiro possui 17 exemplares deste modelo que chegou ao país em 2001, segundo a BBC.

O SK-105 tem 320 cv, 500 km de autonomia e foi desenvolvido pela Saurer-Werk para atender o Exército Austríaco entre 1903 e 1982, quando a fabricante fechou. Os tanques que estão no Brasil foram produzidos em 1971.

Foto: Divulgação Exército brasileiro 

Tanques de combate se dividem em várias classes, mas nenhuma delas é maior do que os Main Battle Tanks (MBT). Eles são os chamados tanques principais de combate. Os principais aqui no Brasil são os modelos Leopard 1, de fabricação alemã, e M60 A3, feito nos EUA. Entretanto, não foi especificado a quantidade de cada um. 

O propulsor de 10 cilindros do Leopard tem 37 litros e gera aproximadamente 850 cv. Já o M60 Patton conta com motor V12 de 29 litros e 750 cv. Quanto ao desempenho, o Leopard 1 chega até 65 km/h na estrada, já o M60 Patton chega a 45 km/h. 

Ambos são movidos a diesel e têm tanques de combustível enormes: o M60 tem cerca de 1.400 litros e o Leopard pouco menos de 1.000 litros. E a autonomia chega a 450 km no caso do Leopard 1, enquanto o Patton chega a 500 km. 

Se você quer saber o consumo, o Leopard 1 faz cerca de 0,4 km/l, enquanto o M60 A3 consome um pouco mais, estimados 0,3 km/l.

Foto: Divulgação Exército brasileiro 

Se o Brasil não é uma potência no que se diz respeito a tanques de guerra, no ranking geral temos mais destaque. Contando todo o poderio militar terrestre, aéreo e naval, o país fica em 10º no ranking geral de Força Militar, segundo o Global Firepower Index.

Ranking de Força Militar de 2022

1 - Estados Unidos
2 - Rússia
3 - China
4 - índia
5 - Japão
6 - Coreia do Sul
7 - França
8 - Reino Unido
9 - Paquistão
10 - Brasil

Fonte: Global Firepower Index,




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES