Quebradeiras de coco pedem lei que garanta acesso aos babaçuais

Senadora do Piauí apoiou a proposta de um projeto de lei

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expansão da pecuária e de monoculturas na região dos babaçuais ameaça o trabalho das quebradeiras de coco do Piauí, Tocantins, Maranhão e Pará. Famílias que vivem do babaçu fizeram um apelo por uma lei que garanta o livre acesso a essas palmeiras, mesmo quando dentro de propriedades privadas, além de impor restrições à derrubada da planta. Representantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco-Babaçu participaram nesta quinta-feira (1º) de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado que discutiu medidas de proteção da região ecológica dos babaçuais.

Na reunião, foi apresentado o Mapa da Região Ecológica dos Babaçuais dos estados do Piauí, Tocantins, Maranhão e Pará. Segundo os dados do mapa, existem hoje mais de 25 milhões de hectares de babaçuais, com diferentes densidades. O babaçu é fonte de renda para mais de 300 mil mulheres. 

A coordenadora nacional do movimento, Francisca da Silva Nascimento, afirmou que é preciso garantir o acesso ao babaçu que está sendo ameaçado pelo crescimento da soja, da cana-de-açúcar e de outras monoculturas nessas regiões.

— Nós viemos do babaçu. É o nosso sustento. É a nossa vida – disse.

De acordo com a professora  da Universidade Federal do Piauí Carmen Lúcia Silva Lima, a expansão de áreas de soja e eucalipto na região vem impedindo o acesso aos babaçuais, além de promover o desmatamento, queimadas e envenenamento das palmeiras.

Juliana de Paula Batista, advogada do Instituto Socioambiental (ISA), observou que propostas de lei para garantir o livre acesso das quebradeiras de coco aos babaçuais já tramitaram no Congresso, mas esbarraram no argumento de que violariam o direito de propriedade privada. Segundo ela, é possível compatibilizar o direito privado às terras com o direito coletivo das quebradeiras:

— As quebradeiras de coco babaçu não disputam a propriedade das terras. O que elas querem é apenas o livre acesso aos babaçuais – apontou.

A senadora Regina Sousa (PT-PI), que Já foi quebradeira de coco babaçu, apoiou a proposta de um projeto de lei e ressaltou que é preciso proteger as palmeiras: 

— A questão da proteção é o eixo principal nesse momento. As áreas de babaçu estão diminuindo  - assinalou.

O representante do Ministério do Meio Ambiente Mauro Oliveira Pires ressaltou que a pasta considera as quebradeiras de coco parcerias na proteção dos babaçuais e apontou como fundamental a aprovação de uma norma legal que garanta segurança para o extrativismo do babaçu.

Usos diversos

O babaçu tem dezenas de utilidades. O lenho da palmeira é usada na construção de casas. O óleo extraído de suas amêndoas é usado na alimentação e na produção de sabonetes e cosméticos; da casca do coco é produzido carvão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES